Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 7 de abril de 2012

Dia Mundial da Astronomia


A astronomia é uma das ciências mais antigas que existe.
A astronomia estuda os corpos celestes, a evolução, a física, a química, e o movimento de objetos celestes, a formação e o desenvolvimento do universo, bem como o estudo dos fenómenos que se originam fora da atmosfera terrestre.
Entende-se por corpos celestes as estrelas, os  aglomerados de estrelas os planetas, os cometas, as nebulosas e as galáxias.
Hoje O Ciclista apresenta, mais uma vez celebrando antecipadamente, a verdadeira explicação, que nos é transmitida pelo “cientista” Manuel Garruço, do 7º F, sobre a causa de haver dias e noites na Terra.

Equipa d´O Ciclista

Há milhões de anos antes de Cristo, quando o planeta Terra estava em transformações, houve um conflito entre o Sol e a Lua por causa de decidirem quem é que iluminava a Terra.
A Lua, como se considerava a mais bela do universo, disse:
- Como sou muito vistosa e majestosa, devo ser eu quem ilumina a Terra.
Mas o Sol, como não era muito de entrar em conflitos e, ao contrário da Lua, era mais humilde, comentou:
- Não és tu que decides, é o Deus do Universo.
Ouvindo esta proposta, ele pensou de imediato que não iria ser escolhido, pois achava que a Lua era mais bonita do que ele.
Passados uns dias, chegou junto deles o Deus do Universo, e afirmou;
- Sei que vocês têm andado “ à turra e à massa”, mas quero que saibam que quem decide sou eu.
 A Lua, com o seu ar de importância, exclamou de seguida:
- Claro que me vais escolher, pois eu sou a mais bela do Universo. Diz lá o meu nome! Estou em pulgas!
O Sol, humilde como sempre, sugeriu calmamente:
- Escolhe a Lua, porque de facto ela é muito mais bonita do que eu. E, na minha opinião, eu não tenho nada de belo!
O Deus do Universo, por sua vez, pediu algum tempo para refletir sobre quem escolher. Passado algum tempo, tomou então uma decisão:
- Tu, Sol, vais iluminar todo o dia a Terra.
O Sol, com muita pena da Lua, suplicou-lhe:
- Por favor, deixa a Lua iluminar as noites. Assim eu posso descansar um bocadinho!
O Deus do Universo concordou com a sugestão do Sol, e a Lua ficou-lhe muito grata.
Foi assim que a Terra começou a ter os dias e as noites.

Manuel Garruço, nº 20, 7º F

Sem comentários:

Enviar um comentário