Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 3 de abril de 2012

Boccia


Na nossa escola, um grupo de alunos de Educação Especial, orientados pelo professor de Educação Física, Bruno Domingos, tem vindo a praticar um desporto que muitas pessoas desconhecem: o Boccia.
Após uma pesquisa realizada nas aulas de Educação Especial e com a ajuda da nossa professora, Júlia Almeida, apresentamos uma breve explicação sobre este desporto.
O Boccia é um desporto que pode ser jogado individualmente, em pares ou por equipas de três jogadores. Começou por ser praticado em cadeira de rodas por atletas portadores de paralisia cerebral e outras deficiências motoras. Hoje em dia, é praticado por muitas outras pessoas. 
Este desporto consiste no lançamento de bolas de cor (podem ser vermelhas ou azuis) o mais perto possível de uma bola branca que é o alvo e que é lançada, estrategicamente, por um primeiro jogador para dentro de um campo de 10 por 6 metros. As bolas podem ser lançadas com as mãos, pé ou utilizando uma calha. Inicia-se o jogo lançando a bola branca e os jogadores devem aproximar dela o maior número de bolas da sua cor.
Em cada jogo todos os desportistas lançam pelo menos uma vez a bola branca que marca o objetivo. Por isso, os jogos constam de quatro a seis parciais, dependendo do número de participantes.
 Cada jogador será responsável pelo lançamento de duas bolas, e cabe ao jogador/capitão definir qual a sequência de lançamento da sua equipa.
            O lançamento da bola alvo será realizado pelo jogador que o jogador/capitão indicar.
 O jogador que lança a bola alvo, também lança a primeira bola de cor.
 Os lançamentos serão realizados alternadamente, pelas duas equipas.
 Em caso de empate será realizado mais um parcial. Serão realizados desempates até haver um vencedor.
O Boccia descende de um jogo da Antiga Grécia, tendo progredido através do Império Romano, dando origem a um conjunto de jogos que nos fazem lembrar os jogos tradicionais como a malha, a petanca (petanque francesa) e o bowling.
Foi introduzido em Portugal, em 1983, durante um curso organizado pela associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC).
António Marques foi um dos primeiros deficientes com paralisia cerebral a praticar Boccia. Participa em competições internacionais de Boccia desde 1986, desde então tem estado presente em todas as competições internacionais, sendo inclusivamente o capitão da equipa nacional durante mais de 10 anos. Recebeu ainda o Prémio Carreira da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes.
            Este atleta esteve em Dezembro, no nosso agrupamento de escolas, na Escola nº 2 de Vilarinho do Bairro, onde também participámos em alguns jogos.

Leandra Marlene e Sónia Matos, 7º E

Sem comentários:

Enviar um comentário