Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 10 de abril de 2012

A lenda da descoberta das cores da Natureza


Os alunos do 7º ano da turma F, nas aulas de Língua Portuguesa, relembraram algumas lendas portuguesas e também quiseram dar asas à sua imaginação.
Este mês  apresentámos alguns desses trabalhos e vamos oferecer mais. Deliciemo-nos, agora, com mais duas dessas lendas.

A Equipa d´O Ciclista

 A lenda da descoberta das cores da Natureza
Há muitos anos, a vida era toda ela a preto e branco, os filmes; a roupa; as casas … Entretanto, numa aldeia, vivia uma menina que gostava de aventuras. Chamavam-lhe Lili.
Certo dia, ia a pé para ter com a mãe e passou por um jardim com flores pretas e brancas. De repente, apercebeu-se que, no meio delas, havia uma pedra a brilhar e, ao seu lado, uma flor vermelha e verde.
A menina ficou assustada, mas ao mesmo tempo curiosa. Por outro lado, estava ansiosa para ir mostrar à mãe a flor e a pedra. Contudo, pensou para com os seus botões:
- Não! Não vou arrancar uma bela flor como esta e ainda por cima sendo a única.
               Então, foi chamar a mãe para a ir ver.
A mãe ficou tão encantada que pediu à filha para não revelar a sua descoberta a ninguém. A filha concordou com ela. Entretanto, ficou de noite e ambas foram para casa.
               No dia seguinte, a menina voltou ao local e qual não foi o seu espanto, quando viu que já lá não estava a flor vermelha e verde, mas sim uma flor azul e amarela, e junto a ela outra pedra.
               Lili, por sua vez, pegou na pedra, a qual mostrava as cores da flor. E, perante esta situação insólita e estranha, pensou em ficar lá a passar a noite para ver de onde vinham as pedras. E, determinada como ela era, ficou.
               Quando a noite chegou, recolheu-se num pequeno esconderijo, para poder observar o jardim e o céu.
               Inesperadamente ouviu um som estaladiço e doce de algo a cair. Era a pedra a fazer nascer a flor e a mudar a sua cor.
               A menina concluiu assim que as cores e as pedras afinal vinham da Lua.
               Conta, então, a lenda que a partir desse dia inventaram muitas cores e como tal, as pessoas passaram a pintar as casas de várias tonalidades assim como a roupa e os filmes passaram a ser coloridos como um verdadeiro arco-íris. É por isso que o planeta é azul e verde graças à Lua e às suas pedras.
               A menina, por sua vez, ficou conhecida como a aventureira das cores da Natureza.
               Desde então, o mundo ficou diferente, mais colorido e reluzente.


Ana Francisca Marques, nº 3, 7º F
Margarida Carlota Lagoa, nº 22, 7º F
Sofia Ferreira, nº 28, 7º F

Sem comentários:

Enviar um comentário