Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dia Mundial do Braille



4 de janeiro: “Dia Mundial do Braille”

Os problemas dos cidadãos invisuais acompanham-nos ao longo da maioria das suas atividades. Assim, para já não falarmos da discriminação de que são muitas vezes vítimas, lembramos as múltiplas barreiras que diariamente se lhes deparam. 

Louis Braille, francês, nasceu em Coupvray a  4 de janeiro de 1809 e faleceu em Paris, a 6 de janeiro de 1852) raramente Luís Braille.

Com apenas três anos, Louis Braille feriu-se no olho esquerdo e a infeção acabou por atingir também o olho direito que lhe provocou a cegueira.
Louis Braille desenvolveu um sistema de leitura para pessoas invisuais, que ficou conhecido pelo seu nome, “Método de Braille”. Este método permitiu aos invisuais acederem a algumas das mais elementares atividades, como a leitura.
braille é lido da esquerda para a direita, com as duas mãos ou apenas com uma. Cada célula braille permite 63 combinações de pontos. Assim, podem-se designar combinações de pontos para todas as letras e para a pontuação da maioria dos alfabetos.
Vejamos o exemplo do nome do seu autor:
Esperamos que todos, nomeadamente os autarcas e empresários, continuem a lembrar-se que eles também são cidadãos de primeira. Pois, desde sempre, as escolas do Agrupamento de Anadia foram pioneiras em ter uma oferta educativa capaz de acolher todos os cidadãos e a tratá-los de igual forma, salvaguardando as suas diferenças. 
O Ciclista assinala este dia com a apresentação de uma história que relata um amor ilimitado e, embora ficcionado, transmite uma bonita mensagem. E, aproveita para saudar todos os invisuais, particularmente os que residem no nosso concelho.


A Equipa d´O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário