O apoio que estou a dar, neste
momento, diz respeito apenas a uma aluna e tem a ver com a disciplina de Matemática.
Trata-se de uma discente com NEEP com graves problemas físicos e que conheço
muito bem, pois fui professora dela, nos 5º e 6º anos, nas disciplinas de
Ciências Naturais e Matemática.
Este ano está a frequentar o 7º
ano, mas só uma parte das disciplinas, uma vez que não tem estrutura física nem
mental para acompanhar um currículo normal.
Ao longo do primeiro período,
verificou-se que a aluna não acompanhava a aula, pelo facto de sentir
dificuldades a nível da compreensão dos conteúdos, razão pela qual andava
triste e não queria estar na turma.
A professora de educação
especial, professora Delminda, falou comigo e perguntou-me se eu lhe poderia
dar apoio, quando estivesse aposentada. Atendendo às relações afetivas, que
criei com esta aluna, aceitei de imediato.
A professora Delminda deu
conhecimento da situação à mãe da aluna, bem como ao Conselho de Turma e à
Direção da Escola, tendo ficado registado em ata de reunião do respetivo CT.
O apoio consiste em estar com a
discente duas vezes por semana após a aula de Matemática, de modo a
esclarecer-lhe as dúvidas e é um espaço, onde ela realiza os TPC para assim já
poder acompanhar os conteúdos lecionados e participar nas aulas.
Tive o cuidado de entrar em
contacto com a professora Lucília, a professora curricular da disciplina de
Matemática, e o feedback é positivo, na medida em que a aluna já participa e
parece estar mais feliz e, no fundo, é o que se pretende.
Dina Celeste Almeida, professora aposentada
Sem comentários:
Enviar um comentário