Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 14 de janeiro de 2012

2011: um dos anos mais quentes


Em 1850 iniciaram-se os registos das temperaturas mundiais e, com estes, nasceu a possibilidade de verificar a evolução das temperaturas globais.
A Declaração Anual Provisória da Organização Meteorológica Mundial sobre o Estado do Clima Global relativa a 2011 procede a uma avaliação da temperatura e a um resumo do tempo e dos eventos climáticos que mais se destacaram neste ano.
Este ano a temperatura global situa-se entre as dez mais elevadas desde 1850, altura em que se iniciaram os registos. Os 13 anos mais quentes a nível global fizeram-se sentir nos últimos 15 anos, desde 1997.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial, algumas regiões foram afetadas por uma elevada queda pluviométrica. Sendo exemplo deste facto a França, a Itália e a Espanha.
O Instituto Nacional de Meteorologia refere que o mês de outubro foi, em Portugal, o mais quente dos últimos 80 anos, desde 1931 que não se fazia sentir um mês com valores tão elevados. O valor médio da temperatura máxima do ar foi de 25,96º C. Esta situação ficou a dever-se “em grande medida à influência de uma massa de ar quente e seco transportado do Norte de África e com trajeto sobre o Mediterrâneo e a Península Ibérica”.


A Equipa d´O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário