Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 22 de janeiro de 2012

Festas em honra do Padroeiro de Anadia - São Sebastião


Longe vai o tempo em que Anadia se vestia “domingueiramente” para receber as festividades em honra do seu Santo Padroeiro: São Sebastião!
Os morteiros agitavam os céus com o seu crepitar forte e clamante. Às cerimónias religiosas juntavam-se os gaiteiros e a banda de música, que rejubilavam pelas ruas da cidade. O centro povoava-se de vida, cor e alegria. Todos queriam comprar a rifa na quermesse, ouvir e dançar ao som dos grupos de baile, deliciar-se com as farturas, as crianças ansiavam pelos coloridos balões e muito, muito mais.
No Campo Pequito Rebelo disputava-se o tradicional jogo, realizado à 2ª feira, que trazia a Anadia velhas guardas do futebol português que se aliavam aos nossos atletas e faziam a delícia dos anadienses. Quem ainda se recorda da presença de nomes como Toni ou Eusébio?
Como muitas tradições, esta é mais uma que está moribunda. Contudo, pretendendo mantê-la viva, um grupo de senhoras, que cuidam da Capela de São Sebastião, decidiram celebrar a festa em honra do nosso padroeiro.
As festividades, apesar de simples, são bem-vindas e todos os anadienses estão gratos a estas senhoras pelo trabalho que estão a realizar.
O Ciclista apresenta aqui o programa:
No dia 20, pelas 19 horas e 30 minutos, realizou-se a Missa na Capela São Sebastião com a presença do coro da Igreja;
Ontem, dia 21, os gaiteiros “Katembas” percorreram as principais ruas da cidade;
Ao longo do dia de hoje teremos várias atividades. Assim, pelas 8 horas far-se-á ouvir a tradicional salva de 21 tiros. Pelas 10 horas realiza-se a Missa na Capela de São Sebastião, e a seguir a habitual procissão. Pelas 15 horas e 30 minutos haverá animação no jardim em frente à Capela.

A Equipa d´O Ciclista

Nota: Imagem retirada da Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário