Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Natal

O Natal é um feriado em que se comemora o nascimento de Jesus. Na véspera do dia 25, toda a família se reúne em harmonia, paz e amor para a ceia de Natal também conhecida por consoada. Trata-se de uma refeição que se come por volta da meia-noite. Consoante as tradições, pode-se comer antes ou depois da Missa do Galo.
Na região centro do nosso país, os pratos principais da ceia de Natal são o famoso bacalhau cozido com batatas e couves, bem regado com azeite. Há também quem coloque na mesa o peru assado com batatas. Como bebida para acompanhar a ceia, as pessoas têm à sua escolha vinho tinto, espumante, bebidas gaseificadas e água. Como sobremesas, não podem faltar as rabanadas, as filhós, as broinhas de Natal, os sonhos e o bolo-rei.
Depois da ceia, as pessoas ficam à espera da meia-noite para abrir os presentes, ler os postais de Natal e por parte das crianças, grande é a alegria que transborda dos seus corações.
É tradição as pessoas terem nas suas casas a árvore de Natal, enfeitada com bolas de todas as cores; coroas de Natal; os tão conhecidos pais Natal e como não podia deixar de ser, o presépio geralmente colocado por baixo da árvore de Natal e na chaminé são penduradas umas meias ou umas botinhas para o Pai Natal pôr os chocolates.
É assim o Natal, tempo de alegria e de paz.


Daniel Nuno e Leandro Botelho, 7º B3

Sem comentários:

Enviar um comentário