Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 9 de abril de 2014

O faroleiro e a sua vida

Sou um faroleiro que vivo no meu magnífico farol, instalado num belíssimo edifício com mais de cem painéis de azulejos, retratando a construção do mesmo, todos pintados à mão e com uma magnífica vista da sala luminosa! Desta mesma sala, consegue-se ver a zona montanhosa, com várias torres eólicas e várias terras povoadas.
À noite, não se pode estar na sala luminosa, pois a lanterna tem um motor que dá quatro voltas, seguidas de uma paragem, com a duração de um minuto, por isso tenho que aproveitar esse minuto ou para entrar e ir comer qualquer coisa, ou então ir para o varandim e esperar que essas quatro voltas pas
sem, pois se eu me distrair tenho que ficar lá mais quatro voltas até poder sair.
Eu adoro esta vida porque é uma vida calma, tranquila e posso ouvir as ondas do mar e fazer longas viagens em sonhos. Contudo, apesar de tudo, a vida de faroleiro é uma vida solitária, mas importante para os navios.
Se olhar para o meu passado, posso claramente constatar que a vida de faroleiro me deu bastantes alegrias e também algumas tristezas.
Nunca esquecerei a noite em que um navio encalhou e o pânico geral se instalou para a seguir todos ficarem felizes, porque ninguém tinha falecido.
Hoje em dia, infelizmente, cada vez existem menos faroleiros e como tal, é uma profissão que tende a acabar, o que eu acho uma pena!


Luís Osório, nº 18, 8º E

Sem comentários:

Enviar um comentário