Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Dia Internacional do Café

14 Abril 2014

A Equipa d’O Ciclista decidiu celebrar a bebida que muitos portugueses não dispensam: o café.
Neste Dia Internacional do Café, O Ciclista decidiu partir à descoberta da sua história e dá-la a conhecer aos seus estimados leitores, então vejamos…
Crê-se que a origem do café remonte a cerca de mil anos e esteja associada aos árabes, que talvez tenham sido os primeiros a cultivarem esta fruta. O Médio Oriente, mais propriamente a região de Kafa, terá sido o seu berço, dando-lhe o tão famoso nome de café.
Um pastor Etíope apercebeu-se que as suas cabritas gostavam de comer um fruto pequenino, vermelho e arredondado e que depois de o comer se mostravam mais espevitadas e resistentes. Portanto, o pastor resolveu experimentar as frutas. Decidiu esmagá-las com manteiga e fazer uma pasta, conhecendo, deste modo, os estimulantes efeitos do café. No entanto, a versão bebida, provém dos árabes.
Ao longo do tempo, o café foi sendo não apenas saboreado, como também foram sendo estudados os seus efeitos estimulantes e revigorantes.
O comércio dos árabes na Europa levou à expansão do consumo do café. Mais tarde as navegações dos portugueses e dos espanhóis expandiram o consumo para o continente americano.
Atualmente com açúcar, ou sal, ou sem nenhum dos dois, o café é fortemente apreciado na cultura da população mundial.
Vai um cafezito?!


A Equipa d’O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário