Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 13 de abril de 2014

Dia Mundial do Beijo

Dia do Beijo comemora-se todos os anos no dia 13 de Abril.
Esta data visa a celebração do ato do beijo e, em simultâneo mostrar os benefícios da sua prática. O Ciclista, enquanto Clube de Jornalismo pretende agraciar os seus leitores com novidades acerca de toda a informação possível. Deste modo, fomos à procura do significado do beijo.
O beijo é um ato comum em muitas sociedades, seja como um modo de cumprimentar ou saudar outrem ou como um modo de carinho e amor por outra pessoa. Evidentemente que todos sabemos que o beijo é muito diverso: de pais para filhos, entre irmãos, entre amigos, o beijo apaixonado,…
Ficámos a saber que há prejuízos de um beijo, caso não haja cuidados, mas, contrariamente, há muitos benefícios do seu ato, pois beijar faz bem à saúde, quer a nível emocional quer a nível físico.
Comecemos pelos malefícios, segundo Rute Reizinho, psicóloga com mestrado em Sexologia, caso não haja cuidados, beijar pode fazer mal à saúde. "Estima-se que através da saliva, o beijo pode ser o veículo de 250 bactérias”. E, por isso, origem de doenças como constipação, hepatite, tuberculose, herpes labial, mononucleose infeciosa e, se houver sangue ou feridas, sífilis.
Quanto aos benefícios o ato do beijo leva-nos a exercitar dezenas de músculos e a queimar calorias, em média, 12 calorias, logo beijar emagrece.
Beijar é uma ótima técnica de relaxamento e dá-nos imensa tranquilidade. Quantas vezes, um simples beijo não é o suficiente para acalmar uma criança ou mesmo um adolescente, ou um adulto? Logo o beijo é ou não uma boa terapia para aliviar o stress?
Quando se está a beijar, o nível de serotonina no cérebro aumenta, logo beijar acalma!
Segundo alguns pesquisadores americanos a saliva trocada, durante um beijo, facilita a digestão e tem efeitos benéficos sobre as defesas do organismo.
O ato de beijar faz aumentar o batimento cardíaco e, consequentemente, a oxigenação das células é maior, o que faz com que haja uma melhoria das funções circulatórias do organismo Portanto, beijar promove o bem-estar.
Também ficámos a saber que não devemos forçar uma criança pequena a dar um beijo. Se ela não o quer dar é porque pode já ter carinhos suficientes. Claro, que pode haver outras explicações…
Finalmente, beijar faz aumentar a autoestima
O Ciclista decidiu ir ainda mais longe na sua investigação e procurar o significado dos Beijos.
O beijo na face é dado entre amigos, seja com um, dois, três ou até quatro beijos, como acontece, por exemplo, em algumas regiões francesas! Atualmente o beijo no rosto está muito banalizado, uma vez que também já acontece quando se é apresentado a alguém. Ou entre familiares. O beijo no rosto na realidade o que existe, na maioria das vezes, é apenas um encostar das faces e tão-somente o simular de um beijo.
Para mostrar respeito e admiração por alguém o beijo é dado na mão. Era muito usado para cumprimentar as senhoras. Ainda é muito usado na religião Católica.
O beijo na testa significa respeito e afeto pela outra. Curiosamente, as crianças recebem-nos muitas vezes. Às vezes é dado em forma de bênção. Também pode ser entre pais e filhos, amigos, familiares, etc..
Beijo no nariz, ou vulgarmente chamado, na gíria das crianças, de beijo dos esquimós em que se esfregam os narizes simultaneamente da esquerda para a direita ou ao contrário, e é uma grande demonstração de carinho.
Quanto aos beijos na boca, bem sobre esses nem precisamos de vos dizer para quem são, pois não? Particularmente ao nosso público jovem. Bem, mas se para os outros tipos de beijos demos a informação, mal pareceria se não terminássemos esclarecendo para quem são. É claro que só podem ser para os apaixonados! Este beijo é o maior gesto de demonstração de carinho, amor e paixão entre um casal, desde o simples tocar de lábios até ao beijo mais intenso e apaixonado.
Queridos leitores esperamos que tenham gostado do nosso artigo.
Beijem muito, mas com moderação.
Um feliz Dia do Beijo!

A Equipa d’O Ciclista






1 comentário:

  1. Parabéns pela coragem de ter abordado um tema muitas vezes proibido!
    MJ

    ResponderEliminar