Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 19 de abril de 2014

Um gesto vale por mil palavras

Era uma vez um rapaz chamado Afonso, que andava no segundo ano de escolaridade. Esse rapazinho era um aluno inteligente e amigo de todos.
Um dia, entrou para a escola dele um menino muito pobre e a sua mãe não tinha dinheiro para comprar alimentos.
O Afonso, no intervalo, viu essa criança sozinha, mas como era o primeiro dia de aulas, não ligou, pois pensava que estava apenas envergonhada. Entretanto, dia a dia, ele via de facto aquele menino sempre sozinho e, um dia, foi ter com ele e perguntou-lhe se ele não tinha amigos para brincar. Ele disse-lhe que não, porque ninguém queria ser amigo dele por ser pobre. O Afonso disse-lhe então:
- Se tu não tens amigos, eu vou ser o teu primeiro amigo.
O menino até sorriu.
De seguida, o Afonso começou a perguntar-lhe coisas sobre a sua vida e o rapazinho, então, deu-lhe a conhecer que era pobre e que a sua mãe não tinha dinheiro para comprar comida para ele e para os irmãos.
Afonso, a caminho de casa, foi a pensar no assunto. E mal chegou a casa, conversou com os seus pais e contou-lhes o que se passava. No dia seguinte, o jovem levou um pacote de leite, pão e umas bolachas para o menino. A partir daquele momento, todos os dias, ele lhe levava comida e a amizade entre ambos foi crescendo. Por outro lado, começou a dar-lhe dinheiro que os pais lhe pediam para ele lhe dar e o rapaz começou também a ir alguns dias para casa do Afonso.
De facto, desde que o Afonso foi seu amigo, ele andava sempre com um sorriso nos lábios, sentindo-se mais feliz e alegre. E esta história comprova assim que “Um gesto vale por mil palavras”.


Ana Margarida Rodrigues, nº 3, 9º A

Sem comentários:

Enviar um comentário