Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 15 de março de 2012

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor


15 de março de 2012
Numa altura em que Portugal regista um crescimento das famílias sobre endividadas, O Ciclista assinala esta efeméride, alertando para os exageros que muitas das vezes são cometidos pelas pessoas em geral e pelos alunos em particular.
Hoje, vamos dar alguma ênfase a algumas das situações, que diariamente, vivenciadas nas nossas escolas.
Começamos pelo exagerado gasto de papel. Vimos alguns alunos a desperdiçarem muito papel devido a um mau aproveitamento do mesmo. Querem exemplos? Muitos não escrevem na primeira linha e mesmo no verso das folhas dos cadernos diários, outros arrancam as folhas do caderno diário quando há um engano. As borrachas e até uma cruz podem ajudar nesta situação e porque não aproveitar essas mesmas folhas para rascunhos?
Um outro aspeto que se verifica é o desperdício de comida. Sim, veem-se muitos meninos a “jogarem” fora a comida que não lhes apetece. Até pela própria entidade reguladora das cantinas, uma vez que a comida que sobra nas cantinas tem de ser destruída, quando podia ser encaminhada para “matar” a fome a alguns.
Os edifícios, materiais, as cadeiras, as secretárias e muito mais são alvo de destruição gratuita por parte de muitos alunos que veem nessa sua atitude um ato de coragem e de heroísmo.
O consumismo não passa apenas pela compra supérflua de bens materiais. Passa também pelo seu uso indevido, pelo desperdício e mau trato que lhes imputamos.
Assim, torna-se vital que a responsabilidade dos consumidores seja uma realidade e para tal temos todos de agir. Temos de alterar o nosso comportamento evitando o consumismo desenfreado, os gastos supérfluos e apostar na reciclagem e na preservação de muitos materiais.
Vamos todos reeducar o nosso modo de estar, transformando-o de modo a todos usufruirmos de um bem-estar que tem de ser comum a todos.
Enfim, vamos todos investir na sustentabilidade ambiental e social.

A Equipa d´O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário