Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 23 de março de 2012

Dia Mundial da Meteorologia


Todas as instituições meteorológicas, da Organização Meteorológica Mundial (OMM), celebram, desde 1961 e neste dia 23 de março, o Dia Mundial da Meteorologia. Este ano é o 62º ano que se comemora o nascimento da OMM.

Este ano o tema escolhido é Potenciar o nosso futuro com informação meteorológica, climática e hidrológica. A escolha deste pretende não apenas congregar toda a comunidade de serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais, como também, salientar a importância da meteorologia e do clima na economia e em todos os aspetos sociais das sociedades e no dia a dia das pessoas.

A meteorologia, à semelhança de outras ciências estuda a atmosfera terrestre O seu estudo permite a previsão do tempo.
O estudo da atmosfera terrestre e, muito particularmente da Troposfera, camada onde se desenrolam os fenómenos meteorológicos, permite observar as diferentes variáveis, como a temperatura, a pressão atmosférica e a humidade do ar e, deste modo, prever o estado de tempo.
A meteorologia assumiu desde sempre um papel significativo na vida do Homem. Atualmente vê a sua importância aumentar na medida em que se tornou indispensável, não apenas na deteção de situações anómalas que poderão tornar-se catastróficas, como nas muitas das atividades humanas dependentes do estado de tempo. São muitos os exemplos que poderíamos elencar, contudo, cingimo-nos àquela que é a base da nossa alimentação, assim como fornecedora de muitas das matérias primas que alimentam a indústria transformadora. Evidentemente que nos referimos à agricultura, mas não se pode gorar que os diferentes estados de tempo influenciam todas as atividades humanas.

Último dia de aulas
23 de março de 2012
Hoje é o último dia de aulas do segundo período. Como sempre a escola enfrenta a sua rotina mas, por ser o último, acaba por ser um dia diferente. Cheio de nervos, de despedidas, de incertezas, mas também de esperança.
Nervos que têm na sua génese o adeus e a ânsia de saber o resultado do trabalho encetado pelos alunos! Estas mini férias escolares para os alunos, embora curtas, parecem infinitas aos seus olhos. Para muitos é dia de despedida, pois vão deixar de se encontrar, falar, socializar durante este curto período. Mas, sempre a certeza de ver terminada mais uma etapa do árduo trabalho levado a cabo até então. E, finalmente, a esperança nos bons resultados e, também, que a interrupção retempere as forças de todos os envolvidos nesta nobre instituição que é a Escola.
Aos funcionários e professores, que ainda estão sobrecarregados com todo o imenso e intenso trabalho de final de período e preparação do próximo e último, desejamos que, a ausência dos alunos, lhes permitam reforçar as forças para defrontar a última etapa deste ano letivo.
 A todos os alunos desejamos umas boas férias.


A Equipa d´O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário