Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água


22 de março de 2012
Este dia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992. A partir desse dia 22 de março começou-se a celebrar o Dia Mundial da Água.
Por isso, vamo-nos debruçar um pouco sobre a água.
Dois terços do nosso planeta Terra são constituídos por água. Contudo, apenas cerca de 0,008 %, do seu total é potável, ou seja própria para o consumo
Um dos principais problemas é o consumo excessivo e a poluição.
Grande parte dos rios, lagos e oceanos encontram-se poluídos. A sua contaminação é uma realidade cruel e que afeta todos os seres vivos e direta, ou indiretamente a espécie humana.
A preocupação acerca da qualidade e quantidade de água potável (água própria para consumo), não é recente, mas cada vez é mais urgente, porque a previsão de muitos cientistas é bastante “negra”, pois creem que, num futuro muito próximo, a água possa vir a não ser suficiente para o consumo da população mundial. Embora esta seja uma situação já infelizmente vivida por muitos dos povos do nosso planeta, poderá vir a tornar-se numa situação global e ainda mais catastrófica.
Esta data tem de ser mais do que uma celebração pontual deste precioso bem, um sinal para que todos os dias nos lembremos deste bem essencial à vida. Mais facilmente um ser vivo sobrevive sem alimento do que sem água. E isto é válido, também e particularmente, para nós humanos. Assim, no nosso dia-a-dia todos temos de nos lembrar que a água é um bem comum e que os desperdícios ajudam a coloca-la em risco. Todos temos o dever de preservar este bem natural que é a água.
Nesse mesmo dia de março de 1992, a ONU divulgou, ainda, a “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que hoje transcrevemos:
Art. 1º - A água faz parte do património do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo o ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem. 
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e moderação. 
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. 
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos antepassados; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. A sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do Homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: é preciso saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. 
Art. 8º - A utilização da água implica o respeito pela lei. A sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo Homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo Homem nem pelo Estado. 
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos da sua proteção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social. 
Art. 10º - O planeamento da gestão da água deve ter em conta a solidariedade e o consenso em razão da sua desigual distribuição sobre a Terra.

Não se esqueçam, entre muitas outros aspetos:
Tomem banho de chuveiro e não de emersão;
Na descarga do autoclismo utilizem o economizador;
Não deixem a torneira a correr enquanto lavam as mãos;
Não poluam as águas;
Vamos todos contribuir para a preservação deste bem essencial á vida que é a ÁGUA!

A Equipa d´O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário