Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 26 de março de 2012

Dia do Livro Português


26 de março de 2012
Neste dia 26 de março, que celebra o Dia do Livro Português, não queremos deixar de presentear os nossos leitores com duas curiosidades, uma sobre a palavra livro, que deriva do romano Liber e que significa madeira, e sobre a palavra Biblos que tem origem na língua grega e significa casca de árvores.
Também lembramos que a invenção da escrita foi fundamental para a História da Humanidade. Por isso, o livro é um bem essencial na nossa sociedade.
Sobre o livro apraz-nos transcrever as palavras de Jorge Luís Borges, um grande escritor e poeta argentino, que ficou cego na adolescência:
“Continuo a fingir ser cego, continuo a comprar livros, a encher a minha casa deles. No outro dia, ofereceram-me uma edição de 1966 da Enciclopédia Brockhaus. Senti a presença desta obra na minha casa, sentia-a como uma espécie de felicidade. Tinha perto de mim esta vintena de volumes em caracteres góticos que não posso ler, com cartas e gravuras que não posso ver; mas, no entanto, a obra estava lá. Sentia como que a sua atração amigável. Penso que o livro é uma das felicidades possíveis do homem.”
"De todos os instrumentos do homem, o livro é, sem dúvida alguma, o mais surpreendente. Os outros são prolongamento do seu corpo, o microscópio e o telescópio são o prolongamento da sua vista; o telefone um prolongamento da sua voz; temos também a charrua e a espada, prolongamento do seu braço. Mas o livro é outra coisa: o livro é um prolongamento da memória e da imaginação

A Equipa d´ O Ciclista
O Livro
O livro. O que é um livro?
Um monte organizado de folhas…
Palavras escritas com carinho, amor, ânsia, angústia, paixão, …
É o fruto da imaginação, conhecimento, pesquisa, descoberta!
É sabedoria!
Um produto de consumo, um bem!
Todos os livros têm autor, editor, editora.
Pensar em livros é lembrar a Biblioteca, o bibliotecário, o livreiro e claro, o leitor.
O livro altera e enriquece, transmite informação, ultrapassa os limites da nossa memória.
O livro ajuda-nos a duvidar, questionar, pensar…
O livro ressuscita o passado, detém na memória acontecimentos, torna-os presente, reatualiza-os, reinventa-os, transforma-os, dá-lhes vida.
O livro também apresenta histórias sem palavras e permite às crianças contar uma história sem saberem ler.
O livro expressa o que vai na alma do escritor e divulga o seu sentir.
O livro enriquece a nossa língua, a portuguesa.
E, quando o livro se confia suavemente às nossas mãos, quando nos é permitido apreciar as belas palavras escritas, as mensagens e histórias ali encerradas, então desejamos, sofremos, sonhamos, … conhecemos as experiências de outros homens e outras épocas, acedemos a diferentes modos de vida e de pensamentos.
Ler é aprender, é crescer, é ser melhor, é conhecer, …
Ler é uma fonte de descoberta e de imaginação que alimenta o sonho, o nosso sonho, o sonho de cada um.
Ler é viajar para mundos de aventura, ilusão, sofrimento, …
Ler é sentir!
Garrett, Eça, Camões, Bocage, Gil Vicente, Pessoa, Torga, Virgílio Ferreira, Régio, Agustina, Sophia, Saramago, Herculano, Negreiros, Junqueiro, Aleixo, Ortigão, Ferreira de Castro, Alçada, Sousa Tavares, Júlio Magalhães, Rodrigues dos Santos, António Mota, Alice Vieira, … tanta escolha ao dispor. É só escolher!
Este é o Dia do Livro Português. Vamos saudá-lo, lê-lo, apreciá-lo. Vamos todos ler em bom português!

Graça Matos, O Ciclista

1 comentário: