Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dia Mundial da Energia

29 de Maio de 2011
(... continuação)
Aquando da Revolução Industrial (meados do século XVIII) o carvão era utilizado como principal fonte de energia e fazia accionar a indústria. Por isso, foi o grande motor de arranque dos transportes, passando a utilizar-se de um modo regular. Depois foram-se aproveitando outras fontes energéticas desde o petróleo, o gás natural (estes dois apenas começaram a ser aproveitados há pouco mais de 100 anos), a hidroelectricidade, a termoelectricidade, a energia das marés, a solar, a geodésica, a nuclear, atómica, etc.
A energia constitui a base do nosso estilo de vida. Assim, o desenvolvimento de uma determinada região ou país poderá ser analisado a partir de muitos indicadores sócio-económicos como acontece com o consumo energético. Este desenvolvimento será tanto maior quanto maior for o consumo energético, dado que os dispêndios de energia nas áreas mais desenvolvidas são extremamente elevados.
As diferentes actividades e mesmo a nível doméstico registam elevados dispêndios, dos quais salientamos a indústria, os transportes, as actividades terciárias, as actividades domésticas e até os divertimentos, entre tantas outras…

Equipa de O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário