Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis

O Dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro. Segundo a tradição cristã é o dia em que Jesus, recém-nascido, recebe a visita dos três Reis Magos: Baltazar, Belchior, ou Melchior e Gaspar.
Em Portugal as pessoas, sozinhas ou em grupo, cantam os reis de porta em porta. As pessoas presenteiam-nas com doces, enchidos e até dinheiro.
Reza a tradição que neste dia se deve comer Bolo-Rei. Este é um bolo alusivo a esta data e feito com uma massa fofinha, com frutos secos e / ou cristalizados. Este bolo tem no seu interior uma fava e um brinde. Quem encontrar a fava tem de pagar o Bolo-Rei do ano seguinte.
Em Espanha este é o dia em que se trocam os presentes. As crianças, segundo a tradição, deixam os sapatinhos na janela com capim (erva) antes de dormir. Assim, os camelos dos Reis Magos alimentam-se ficando aptos a continuar a sua viagem. Ao acordar as crianças encontram doces deixados pelos Reis Magos em agradecimento pelo capim para os seus camelos.
Em França este dia também se celebra com um doce, a Galette des Rois. Esta tem no seu interior um brinde, normalmente uma figura do presépio em porcelana, e uma coroa por cima. O felizardo que encontrar o brinde é coroado rei.
Nesta data são encerrados os festejos natalícios.


Feliz dia de Reis!

Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário