Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 29 de janeiro de 2011

Dia Internacional das Vítimas do Holocausto

O Ciclista associa-se na comemoração do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto.
A 30 de Janeiro, um senhor chamado Hitler é nomeado Chanceler da Alemanha. O seu poder leva-o a criar uma ditadura absoluta. Ele queria vingar-se do estabelecido no Tratado de Versalhes, em que a Alemanha foi obrigada a pagar chorudas indemnizações, a perder as colónias, não podia possuir exército e nem qualquer tipo de fortificações. À semelhança de outros países, a Alemanha encontrava-se com dificuldades após a Depressão.
Hitler achava que a raça Ariana era a raça pura e dizia-a superior. Todas as outras raças tinham de ser destruídas ou servir a raça superior. Este fundamento leva-o a uma perseguição desmesurada aos Judeus, nomeadamente as SS, criadas para fazerem a sua guarda pessoal, que cometeram enormes atrocidades.
Os Nazis puseram em prática um plano de genocídio dos judeus, que até 1933 tinham uma vida igual a qualquer outro cidadão alemão.
Os judeus, para não se confundirem com a raça Alemã e para mais facilmente serem identificados, foram obrigados a registar-se e a usar uma ligadura com uma estrela de David amarela no braço.
Pelas ruas Alemãs vêem-se as primeiras frases contra os judeus como: "Nicht für Juden".
Em 1933/35 são publicadas as leis raciais. Os judeus vêem as suas lojas e negócios serem-lhes retirados, os médicos proibidos de exercer a sua profissão e nenhum judeu podia ter um cargo político. Deixam de ser considerados cidadãos alemães, perdendo, assim todos os direitos.
No ano de 1938 dá-se a "Kristallnacht" (Noite de Cristal), mais de 200 sinagogas são destruídas, 7 500 lojas fechadas, 30 000 judeus do sexo masculino são enviados para campos de concentração. Neste mesmo ano, foram construídos os primeiros ghettos na Alemanha, separados por um muro. Nestes ghettos os judeus eram isolados do mundo exterior. Nestes os judeus acabavam por morrer à fome e com doenças. Estima-se em cerca de 600 000 os judeus que morreram nos ghettos.
Os Einsatzgruppen, a mando de Hitler, eliminam os judeus, capturando-os e levando-os para valas, onde eram obrigados a despirem-se. De seguida matavam-nos a sangue frio.
Em 1941 os Judeus são capturados e levados em comboios para os campos de concentração. O mais conhecido foi o de Auschwitz. Nestes campos de concentração eram separados por filas de mulheres, de homens e de crianças. Os que apresentavam boas condições físicas punham-nos a trabalhar. Os outros eram imediatamente mortos, em câmaras de gás. Os nazis utilizam a pele dos judeus mortos para candeeiros e faziam experiências médicas com as crianças.


Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário