Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 26 de março de 2017

Palestra Liga Portuguesa Contra o Cancro



A sala multiusos, da Escola Básica e Secundária de Anadia, foi novamente o cenário de uma Palestra. O nosso Diretor fez as honras da casa, com um agradecimento especial à Palestrante, Dra. Eliana Gonçalves, pela sua presença e salientou a importância da Liga Portuguesa Contra o Cancro no contexto da saúde nacional e enquanto parceiro externo do nosso Agrupamento, na partilha de toda a informação sobre a ação desta ONG.
Esta palestra, promovida pelo Grupo de Geografia e realizada pelas 10 horas e 15 minutos, do dia 24 de março, teve como público-alvo os alunos do 9.º ano da Escola.
A palestrante começou por distribuir um envelope da Liga que continha folhetos informativos sobre, quer a própria ação da Liga, quer sobre causas de algumas doenças oncológicas, bem como outras informações relevantes.
Iniciou a palestra, propriamente dita, com o lançamento de uma questão a todos os estudantes: qual a palavra que associavam, como sinónimo, ao termo “Cancro”. A unanimidade da resposta “Morte!” foi ouvida, quase que em uníssono. Porém, outras, umas mais outras menos agressivas, foram surgindo: sofrimento, dor, esperança, mágoa, desespero, cura, …
Ao longo da palestra a oradora captou a atenção dos presentes com um manancial de informação sobre a Liga enquanto ONG e a sua ação junto do doente oncológico, das famílias e na prevenção de alguns carcinomas, como é o exemplo do cancro da mama.
A constante interação com os alunos, ficou bem patente na particular atenção e excelente comportamento, que todos demonstraram ao longo dos mais de 90 minutos que permaneceram no Multiusos. Salienta-se, para além do já citado, a sua reação à leitura e análise da percentagem de casos de cancro atribuídos ao consumo de tabaco. Um outro aspeto que captou a atenção dos assistentes foi a abordagem sobre a maior vulnerabilidade das pessoas que têm uma alimentação deficitária e falta de exercício físico.
O voluntariado e a angariação anual de donativos foram particularmente bem vistos por um grande número dos discentes, tanto mais que tomaram conhecimentos que muitos dos seus colegas da Escola já têm participado nestas campanhas, mostrando-se alguns interessados em participar.
No final, a Dra. Eliana fez questão de brindar cada um dos presentes com um saquinho térmico, oferta da Mimosa à LPCC, no sentido de promover uma alimentação saudável.
A Escola, pela mão de dois alunos, ofertou-lhe, pela simpatia e amabilidade demonstradas, um ramo de flores, tendo estes agradecido, em nome de todos os colegas e do Agrupamento, a sua presença.
Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário