Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 18 de março de 2017

4.ª Edição do Concurso Intermunicipal de Leitura



A 4.ª Edição do Concurso Intermunicipal de Leitura, fase municipal, decorreu no Cineteatro Anadia, à semelhança do que aconteceu nos últimos anos. O espetáculo a que mais uma vez os estabelecimentos de ensino do concelho de Anadia brindaram todos os presentes, foi digno dos mais rasgados elogios. 
A abertura, à semelhança dos anteriores, foi feita pela Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dra. Sónia Almeida que passou a palavra à Sra. Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Eng.ª Teresa Belém Cardoso.
O espetáculo foi apresentado pelos alunos do Agrupamento e dos dois colégios, embora este ano fossem caracterizados de acordo com escritores portugueses. Assim, os apresentadores do Colégio dos Salesianos estavam caracterizados como Sophia de Mello Breyner e José Saramago. Os apresentadores do Colégio de Nossa Senhora da Assunção foram caracterizados como Natália Correia e Eça de Queirós. Os nossos apresentadores, os do Agrupamento de Escolas de Anadia, a Adriana e o Tomás, estavam caraterizados de Florbela Espanca e Fernando Pessoa.
Este concurso, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é destinado aos quatro níveis de ensino, do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, das redes pública e privada dos municípios da comunidade. Contou com a participação de representantes de todos os estabelecimentos de ensino do concelho e, pela primeira vez, com a Escola Profissional de Viticultura e Enologia da Bairrada.
Neste momento do Concurso Intermunicipal de Leitura, os participantes prestaram provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino.
A maior flor do mundo, de José Saramago foi a obra escolhida para o 1.º ciclo, Pedro Alecrim, de António Mota, o livro selecionado para o 2.º ciclo, O rapaz de pijama às riscas, de John Boyne, a obra lida pelos alunos do 3.º ciclo, e, finalmente, os alunos do Ensino Secundário, tiveram a seu cargo a leitura do livro de George Orwell, 1984.
Nesta noite do dia 10 de março foram apurados os quatro alunos que irão representar Anadia na grande final do certame. A final do Concurso Intermunicipal de Leitura terá como representantes do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, três alunas do Colégio de Nossa Senhora da Assunção. Como suplentes, temos três alunas do Agrupamento de Escolas de Anadia, respetivamente uma aluna da EB1 de Mogofores, Letícia Camila Simões Almeida, do 2.º ciclo a aluna Ana Schevchenco, da Escola Básica e Secundária de Anadia e pelo 3.º Ciclo Joana Cruz, da Escola Básica de Vilarinha do Bairro.
A representante do Ensino Secundário é Aurora Cavaleiro, aluna da Escola Secundária de Anadia, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Anadia. Em suplente ficou uma aluna do Colégio de Nossa Senhora da Assunção.
Para o júri desta fase do Concurso Intermunicipal de Leitura, a Câmara Municipal de Anadia convidou a Dra. Sónia Almeida, Bibliotecária Municipal, a Dra. Isabel Nina, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e o Eng.º Albano Jorge, Escritor, adaptador, ensaiador… enfim, uma figura incontornável do nosso Município!
Neste evento, organizado pela Câmara Municipal de Anadia, participaram ainda, para além de jovens que frequentam a Biblioteca Municipal, alunos do Agrupamento de Escolas de Anadia, do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, dos Salesianos de Mogofores e Escola Profissional de Anadia, que brindaram a plateia com diversos momentos de música, de poesia, de canto e de dança. O nosso Agrupamento apresentou um momento de dança dos alunos do 3.º B do Centro Escolar de Arcos; um momento de declamação, protagonizado por Maria Neves e Jéssica Gomes, e um momento de canto na voz de Bárbara Martins, Margarida Pereira, Ana Filipa Frazão e Beatriz Coelho, acompanhado pelo bailado clássico da aluna Ana Schevchenco, todas alunas da Escola Básica e Secundária de Anadia.
No final os diversos diretores dos estabelecimentos de ensino presentes, e como é evidente o nosso, o Sr. Eng.º Jorge Humberto Pereira, usaram da palavra, tendo enaltecido em particular o poder da leitura e da escrita.
Promover o prazer de ler e estimular nos jovens o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura, durante o seu percurso escolar, é o lema desta iniciativa e é com este intuito que as nossas Bibliotecas Escolares promovem este concurso. O Agrupamento de Escolas de Anadia pretende, pois que os seus jovens recebam a melhor formação possível, ciente de que só assim se pode ambicionar contribuir para a construção de uma cidadania mais participada e consciente. 
Os diversos premiados, primeiro e segundo classificados, bem como os diplomas de participação, foram entregues pela Presidente, Eng.ª Teresa Belém, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Eng.º Adriano Aires e pelo vereador Dr. Lino Pintado.
A final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que juntará os representantes dos municípios da CIRA, está agendada para o próximo dia 4 de maio, em Albergaria-a-Velha.
Boas leituras!
Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista


Sem comentários:

Enviar um comentário