Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 24 de março de 2017

Dia Mundial do Estudante


Orçamento Participativo das Escolas




Neste Dia Mundial do Estudante decorre, nas duas Escolas Básicas com 3.º Ciclo e Secundário do AEA, à semelhança das Escolas de todo o país, as eleições para o Orçamento Participativo das Escolas. Este foi um “processo com várias etapas que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente no desenvolvimento de um projeto, de acordo com as suas preferências, necessidades e vontades, que contribua para a melhoria da sua escola.
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende fomentar o espírito de participação e de cidadania e valorizar a opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente. Ao mesmo tempo, estimulam-se as escolhas responsáveis, a familiaridade com os mecanismos do voto e a participação na execução das escolhas efetuadas”.
Puderam “participar alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. O montante do OPE é de €500, no caso da Escola de Vilarinho do Bairro, pois tem menos de 500 alunos. Porém, o valor na Escola Básica e Secundária de Anadia equivalente a € 1 por cada aluno do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
São objetivos do orçamento participativo das escolas:
Estimular a participação democrática dos estudantes, valorizando as suas opiniões e a sua capacidade argumentativa, reflexiva e de mobilização coletiva, assim como o seu conhecimento prático de alguns mecanismos básicos da vida democrática.
Combater o défice de confiança e o afastamento dos cidadãos, sobretudo os mais jovens, relativamente às instituições democráticas.
Reforçar a gestão democrática das escolas, estimulando a participação dos estudantes.
Apresentadas as propostas, algumas foram descartadas por não reunirem as condições legais e outras porque os próprios grupos desistiram das mesmas. No final, ficaram seis, as quais foram subscritas, de acordo com o respetivo regulamento, individualmente, por um estudante proponente ou, em grupo, por um máximo de 5 estudantes proponentes e apoiadas por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto.
Todos os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, nas várias modalidades de ensino, que frequentem a escola podem votar.
Estas são as seis propostas que hoje estão a ser votadas na Escola Básica e Secundária de Anadia. Escolhe a proposta que mais te agrada e não te esqueças de ir votar. As mesas de voto encontram-se na Sala da Associação de Estudantes e vão estar abertas entre as 9 e as 16 horas.

Ano
Turma
Proposta / Local de intervenção
Alunos proponentes
9
11
12
E
D
B, D e E
Projeto de Rádio Escolar
André Castro, Adriana Pedrosa, Sofia Pedrosa, Daniel Almeida e Tomás Antunes
10
F
Projeto Máquinas Bar
Ana Neta, David Pires, Maria Almeida
9
B e E
Projeto Cobertura pátio Central
Emília Cardoso, Andreia Pires, Beatriz Coquim, Carlos Matos, Guilherme Miranda
7
9
F
B
Projeto Sala “abertas” do 1.º e 2.º Piso e sala dos professores do 1.º Piso
Alexandra Oliveira, Inês Madruga, Jéssica Martins, Guilherme Moreira, Gonçalo Santos
9
B
Projeto Pátio aberto, entre a cantina e o bar.
Maria Luísa Santos, Inês Ribeiro, Tiago Pardal, Beatriz Graça
9
B
Projeto Cobertura espaço entre a Biblioteca e os Gabinetes dos DT
Bruna Sousa, Mariana Freita, Joana Rodrigues, Marisol Santos
Antes de votar verifica a letra do projeto que mais gostas.
Agora só falta o teu voto!
Feliz Dia do Estudante!
Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário