Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 11 de março de 2017

Histórias Ajudaris 2016



O projeto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais
inovadores e emblemáticos da Ajudaris, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade.
As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda contribuirão para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados.
O tema do ano de 2016 a “A Alimentação”, contou com a participação de 45 Estabelecimentos de Ensino Solidários, 102 Artistas Solidários. Mário Augusto e Isabel Zambujal apadrinharam-no, os prefácios estiveram a cargo de João Paulo Rocha, Rui Pedroto e Jorge Magalhães Correia, o design e conceção gráfica pertence a Pato Lógico e, finalmente, a capa a Sandra Rilova.
O lançamento do livro “Histórias da Ajudaris 2016” decorreu em Vagos, no Museu do Brincar e contou com a participação, para além da Tuna da Universidade Sénior de Vagos e da Companhia de Dança de Aveiro, que abriu a cerimónia, dos Agrupamentos Solidários do distrito de Aveiro: Águeda Sul, Búzio, Dr. Manuel Laranjeira e, evidentemente, do de Anadia.
A mãe do pequenino Tomás Silva, Mónica Alves, leu uma das historinhas escritas pelos meninos do jardim de Infância de Avelãs, “A discussão dos alimentos”. O Tomás declamou o poema “Ser amigo”, da sua autoria e dos seus coleguinhas. Declamar, pois ele ainda não o sabe ler. Mas, o poema estava “na ponta da língua”, apesar de ter tido a colaboração da Educadora Fernanda Pereira.
No final da atuação do nosso Agrupamento, as duas jovens, Adriana e Sofia Pedrosa, brindaram os presentes com a bela história escrita pelos alunos do 6.º B da Escola Básica e Secundária de Anadia, “Reviravolta total”. A Adriana fez a leitura e a Sofia acompanhou a mesma, com uma melodia tocada ao piano.
No final, foram entregues os diplomas a todos os Agrupamentos participantes.
Graça Matos, O Ciclista
Ser Amigo
SER AMIGO:
Martim Fonseca – É partilhar as coisas.
Cátia – É não atirar as peças,
Tomás – Nem destruir,
Martim Branco – Nem deitar as coisas ao chão.
SER AMIGO:
Lourenço – É não empurrar no comboio.
Bruna – É não bater.
Vasco – É não dar pontapés.
Inês – É não dar murros,
Tomás – Nem beliscar.
SER AMIGO:
Lourenço – É não gritar.
Bárbara – É não fazer tomas.
Matias – É não fazer birras.
Tomás – É ajudar os outros a portarem-se bem.
Inês – É dizer a todos os amigos que eles são lindos.
SER AMIGO:
Inês – É dar beijinhos.
Tomás – É dar abraços.
Maria – É ser amigo para sempre.
SER AMIGO:
Tomás – É bom.
Vicente – É portar bem.
Vasco – É ajudar os outros.
Martim F. – É brincar uns com os outros.
Tomás – E é muito bom termos amigos.
Meninos do Jardim de Infância, Sala A, Centro Escolar de Avelãs

Sem comentários:

Enviar um comentário