Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O Bullying nas Escolas

Nos dias de hoje, pais e professores pensam que os jovens se encontram seguros e se sentem bem na escola.
Na verdade, na maioria das vezes isso acontece, mas também existe uma parte dos jovens que sofre todos os dias no seu estabelecimento escolar. Ou por serem frágeis, ou por serem considerados “marrões” ou por outro motivo qualquer e então, são alvos de chacota por parte dos colegas. Por incrível que pareça, estes alunos optam por manter-se calados, sem contar o seu problema a ninguém, pois têm medo de serem vítimas de bullying. Noutros casos, é porque já tentaram fazer queixa e infelizmente não são ouvidos, pois muitas vezes os funcionários da escola, por exemplo, pensam que é coisa de miúdos e deixam passar. Os professores, por sua vez, nem sempre têm conhecimento da situação e os colegas optam por desvalorizar o que se passa. Em contrapartida, esses jovens que sofrem de bullying vão crescendo traumatizados, assumindo sempre para si a culpa, por se acharem demasiado feios, gordos ou estudiosos, uma vez que têm uma baixa autoestima. E, sendo assim, os casos de bullying vão sendo sempre abafados, esquecidos, deixados para trás, porque ninguém gosta de remexer nestes assuntos. O pior é que os bullies muitas vezes não percebem o que estão a fazer à vítima, visto que para eles é uma coisa natural, pois nunca ninguém lhes explica que o que estão a fazer é indiscutivelmente errado e inadmissível.
Obviamente, falo aqui do bullying psicológico que, a meu ver, é o pior, uma vez que nos deixa cicatrizes mais profundas, não fisicamente, mas na alma podendo até levar ao suicídio. E, por este país fora, através dos meios de comunicação social, temos constatado que a escola nem sempre atua na hora certa. Muitas vezes até sabe desses casos, mas deixa passar, por pensar serem casuais e que supostamente não vão voltar a acontecer. Porém, voltam sempre a acontecer e o pensamento de que foi uma situação casual continua.
É urgente, então, atuar.
Sendo assim, sempre que tenhamos conhecimento de que alguém, na nossa escola, está a ser vítima de bullying deveremos denunciar o caso. E quem, neste momento, tiver uma baixa autoestima, terá de ser forte e passar a gostar de si próprio, não dando assim importância a comentários medíocres que lhe são dirigidos e ditos por quem não vale a pena ser ouvido.
Aprende a valorizar-te, pois tu mereces ser respeitado.

Inês Santiago, nº 11, 9º A - Vilarinho 

Sem comentários:

Enviar um comentário