Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Centro Escolar de Sangalhos

O Centro Escolar de Sangalhos é o novo centro do nosso Agrupamento e do Município de Anadia e encontra-se finalmente em funcionamento.
O Centro é de tipologia EB1/JI e substitui as escolas do 1º ciclo do Cruzeiro, Pista e Fogueira, bem como os jardins de infância da Pista e Fogueira. Com uma capacidade para 288 alunos, tem, atualmente, apenas 108 alunos, 25 crianças da educação Pré-escolar e 83 discentes do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Encontra-se assim constituído por oito salas de aula do 1º ciclo, três salas da educação pré-escolar, uma biblioteca, uma sala polivalente, um refeitório, dois gabinetes de trabalho, um de professores e outro de educadores, gabinetes de apoio, átrios e circulações, cozinha e anexos. Para além de instalações sanitárias de alunos do 1º Ciclo e do pré-escolar (separadas), instalações sanitárias de adultos e instalação sanitária para deficientes com mobilidade condicionada. O edifício tem um bom isolamento térmico e acústico, que proporcionará excelentes condições de trabalho, conforto e aprendizagem.
À semelhança de outros já construídos, este Centro é composto por quatro setores. Um setor dos espaços sociais, composto pelos átrios, zonas de circulação e sala de professores. Um segundo setor dos espaços administrativos/direção, constituído pela secretaria, gabinete da direção executiva, gabinete de atendimento (sala de reuniões), arquivo, reprografia e arquivo morto. Um terceiro destinado ao ensino e apoio, formado pela biblioteca, sala polivalente, refeitório, gabinete de trabalho de professores, salas de aulas, salas de atividades, salas de apoio e gabinete de trabalho de educadores. Finalmente o setor dos espaços de apoio geral, como arrecadações, instalações sanitárias, balneários, central técnica, cozinha e respetivos espaços de apoio.


No exterior do edifício, os espaços estão estruturados de maneira a criar áreas com diferentes ambientes. Salienta-se o recreio, o parque infantil e um percurso pedonal com duas pistas com marcação de numeração no pavimento, simbolizando uma régua escolar, o que permite a prática desportiva.
A cerimónia inaugural decorreu com a presença do Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, da Presidente da Câmara Municipal de Anadia, do nosso diretor, de alunos e docentes, para além de muitos outros convidados, no solarengo dia 18 deste mês de fevereiro. A abrilhantar ainda mais o momento, pudemos apreciar a belíssima atuação dos meninos, seguida da visita pelo Centro Escolar. A Presidente da Câmara Municipal de Anadia fez as honras da visita, acompanhando o Presidente da República durante a mesma.




 

Após a cerimónia de inauguração, a comitiva presidencial seguiu para uma visita ao Centro de Alto Rendimento desportivo existente no Município, onde os atletas das federações, aí residentes, fizeram algumas demonstrações de várias modalidades.
Para o almoço, como não poderia deixar de ser, foram “convidados” o nosso célebre leitão, a par com o espumante que fizeram as honras gastronómicas de Anadia. Não fôssemos nós a capital bairradina!

Graça Matos e Sara Castela, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário