Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 12 de janeiro de 2013

A sociedade atual


Hoje em dia, vivemos numa sociedade em que tudo já é considerado normal, e a meu ver, quem não tem vícios até já é discriminado e posto de parte.
  Não há ninguém hoje em dia que não tenha vícios e que já não tenha sido vítima da corrupção, porque nós vivemos num mundo de corruptos, não podemos confiar em ninguém, porque assim que “piscamos os olhos” já fomos enganados.
Na minha opinião, nós só vivemos como vivemos e temos a taxa de desemprego a aumentar a cada dia que passa, devido à corrupção que está a tomar conta do nosso país.
Vejamos outro aspeto que se está a verificar e que me está a preocupar: enquanto, há uns anos, os nossos idosos eram tratados como se fossem “bebés”, hoje em dia são desprezados e deixados aos seus próprios cuidados, muitos deles sem condições e sem poderem tratar de si. De facto, são literalmente abandonados e muitos acabam por morrer nas suas próprias casas, outros ficam na solidão sem terem ninguém que lhes dê algum conforto, de que todos nós, grandes e pequenos, velhos e novos, tanto precisamos.
Na verdade, vivemos numa sociedade desumana, em que cada um só se preocupa consigo próprio sem ligar ao que os outros à sua volta estão a passar, em que cada um se estiver bem não se preocupa com mais nada, é capaz até de passar por uma criança abandonada, com frio e fome na rua e ser-lhe indiferente.
De facto, a meu ver, nós vivemos numa sociedade em que, se não tivermos cuidado, acabaremos por ser “atropelados” pelos outros que estão à nossa volta.

Cristiana Oliveira Vieira, nº 7, 9º D

1 comentário:

  1. Parece-me uma análise muito crua para uma jovem em idade de sonhar. Mas parece-me, também, que é muito objectiva. Parabéns! Infelizmente, vivemos um tempo em que o ter e o parecer são de longe mais importantes do que o ser. Vive-se depressa e de forma cada vez mais egoista. Os valores que fariam da nossa sociedade uma sociedade mais justa, mais solidária e mais feliz, estão cada vez mais esquecidos. O respeito pelos mais velhos, a que te referes no teu texto, é um deles. O que escreveste suscitou-me um monte de reflexões que não cabem neste espaço. Continua a pensar sobre o que te cerca e escreve sobre isso: não podes mudar o mundo, mas podes exercer alguma influência em algumas das pessoas que te rodeiam... Ah, e a melhor maneira de influenciar é através do exemplo!
    MM

    Nota: Não apliquei o AO no meu comentário.

    ResponderEliminar