Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A importância da literacia


O Ciclista – Bom dia Dra. Manuela Monteiro. Somos repórteres do Clube de Jornalismo e estamos aqui em nome d´O Ciclista para lhe solicitar que nos conceda uma entrevista.
Professora Bibliotecária – Eu é que agradeço o convite.
O Ciclista – Muito agradecidas. Então começamos por lhe solicitar que nos fale sobre a literacia na nossa escola, uma vez que, de acordo com o relatório sobre o estado da literacia na União Europeia, Portugal é um dos países que apresenta um dos mais significativos progressos.
Professora Bibliotecária – Neste ponto das literacias, analisa-se o papel das bibliotecas escolares na promoção das literacias, na formação de leitores, no desenvolvimento da capacidade de transformação da informação em conhecimento. A BE tem uma missão extremamente importante na promoção da leitura e das literacias, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.
O Ciclista – Considera que na nossa Escola / Agrupamento têm sido promovidos eficazmente nos alunos hábitos de leitura e de escrita?
Professora Bibliotecária – As bibliotecas escolares do agrupamento desenvolveram um vasto conjunto de atividades no âmbito da promoção da leitura e desenvolvimento das literacias. No entanto, existe um longo caminho a percorrer. No nosso plano de ação estão previstas várias ações para melhoria neste domínio: leitura e literacia.
O Ciclista – Que atividades é que as Bibliotecas Escolares do Agrupamento têm promovido nesse sentido?
Professora Bibliotecária – As atividades passam por encontro com escritores, sessões de promoção da leitura no 1º ciclo, partilha de leituras no 10º, 11º e 12º anos. Durante este primeiro período já fizemos 15 momentos de promoção da leitura e literacias. Recebemos a visita de vários escritores, a saber:
Maria do Céu Nogueira, Belarmina da Silva Martins, Maria da Conceição Vicente, Ana Rita Pereira e José Cavaleiro Homem. Temos uma política de desenvolvimento da coleção que vai ao encontro dos gostos dos nossos alunos, professores e outros elementos da comunidade educativa. Recorremos, também, ao empréstimo interbibliotecário. Foi feita formação de promoção das literacias aos 10º anos e, nestas sessões, foram apresentados guiões e outros materiais de apoio à pesquisa e utilização da informação pelos alunos. Estes tutoriais estão disponíveis em suporte papel e no blog da nossa biblioteca.
O Ciclista – Que atividades é que as Bibliotecas Escolares do Agrupamento têm em vista promover?
Professora Bibliotecária – Para além dos encontros com os escritores, concursos internos e concursos da Rede Concelhia (RBA) e da Rede de Bibliotecas Escolares, temos um plano integrado de atividades que visam melhorar os índices de leitura. A missão da biblioteca escolar é transversal ao currículo.
Pretende-se que os alunos consolidem as capacidades de base no acesso, pesquisa, seleção e tratamento da informação. Devem ser capazes de aceder e de reconhecer fontes de informação autênticas e úteis e de identificar e comunicar as suas necessidades de informação. Só assim poderão selecionar e utilizar as estratégias de pesquisa mais eficazes, tendo em consideração diferentes fontes de informação e a forma variada como esta se encontra organizada. Pretendemos ajudar os alunos a desenvolver competências que lhes permitam analisar e avaliar as fontes de informação bem como interpretar essa informação de forma a transformarem-na em conhecimento.
O Ciclista – Essas atividades são promovidas exclusivamente pelas Bibliotecas Escolares ou em parceria? Se sim, com quem?
Professora Bibliotecária – Algumas atividades são promovidas exclusivamente pela BE, integrada na RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), outras são em parceria com a Biblioteca Municipal de Anadia.
O Ciclista – Gostaria de partilhar com os nossos leitores e enquanto Professora Bibliotecária, alguns dos momentos mais marcantes do nosso Agrupamento / BE?
Professora Bibliotecária – Ao longo destes anos há muitos momentos a recordar, mas destaco aqueles em que os nossos alunos tiveram oportunidade de partilhar as suas histórias de vida, momentos de crescimento pessoal. Sinto que a BE para muitos representa “um porto de abrigo” e isso é muito gratificante.
O Ciclista – Em nome d´O Ciclista, o nosso agradecimento por nos ter concedido esta entrevista.

Adriana Matos, Francisca Marques, Margarida Lagoa, Sofia Ferreira e Sofia Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário