Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A importância da literacia


O Ciclista – Bom dia Dra. Ivone Saraiva. Somos repórteres do Clube de Jornalismo e estamos aqui em nome d´O Ciclista para lhe solicitar que nos conceda uma entrevista.
Professora Bibliotecária – Bom dia, fico muito honrada com este convite…afinal, os verbos “articular” e “colaborar” estão em alta… traduzem excelentes práticas, aqui na nossa Escola e em qualquer outro sítio…
O Ciclista – Muito agradecidas. Então começamos por lhe solicitar que nos fale sobre a literacia na nossa escola, uma vez que, de acordo com o relatório sobre o estado da literacia na União Europeia, Portugal é um dos países que apresenta um dos mais significativos progressos.
Professora Bibliotecária – Acima de tudo, devemo-nos congratular com esse relatório, mas jamais baixar os braços, pois todos os dias há batalhas a vencer…É minha convicção que se tal grau de proficiência foi alcançado, muito se deverá ao papel atuante e desafiante que as Bibliotecas Escolares têm desempenhado nestes últimos anos, ao assumirem atitudes vanguardistas. No contexto do século XXI, as aprendizagens dos alunos devem, pois, ser associadas ao trabalho piloto das Bibliotecas Escolares, aliás, como promovem as Metas Curriculares em utilização experimental no presente ano letivo. Conquanto os constrangimentos da nossa BE, num 1º andar com acesso por uma escada de caracol, ser passagem, ruidosa e perturbadora, para uma Sala de Informática e possuir um reduzido número de computadores, este polo dinamizador de conhecimento tem vindo a conquistar um território seguro e crescente em influência a nível das aprendizagens dos alunos. A componente formativa e informativa junto dos utilizadores nos diversos campos da Literacia (Leitura, Médias e Informação) tem sido uma nossa prática diária. A Professora Bibliotecária tem-se sentido mais fortalecida graças à muita Formação Creditada que tem vindo a obter no domínio das Bibliotecas Escolares.
Por outro lado, ainda este ano letivo, a Coordenadora da Rede das Bibliotecas Escolares organizará uma Ação de Formação para os docentes interessados na temática das Literacias, aliás, como tem sido apanágio anual. O nosso mundo está num processo evolutivo vertiginoso, pelo que a BE deve assumir uma atitude de vanguarda com inovação, criatividade e atualização de múltiplos e eficientes recursos.
O Ciclista – Considera que na nossa escola têm sido promovidos eficazmente nos alunos hábitos de leitura e de escrita?
Professora Bibliotecária – Alterar hábitos não é tarefa fácil, nem imediata…o caminho faz-se caminhando, não há qualquer dúvida. No que me diz respeito e apenas por tal me acho minimamente autorizada, apraz-me referir que há três anos a esta parte, os nossos discentes têm evoluído positivamente, quer a nível interno como atestam os gráficos mensais de ocupação da BE e de empréstimo domiciliário com destaque para as turmas e alunos que mais obras de Leitura Autónoma leem; a nível externo, a nossa Escola alcançou um ranking de excelência com base nos prémios atribuídos aos nossos alunos, quer no plano concelhio, quer no plano nacional. Manter nos discentes a chama do gosto pela Leitura e pela Escrita é um dos nossos lemas.
Temos atualizado o nosso acervo documental, indo sempre ao encontro dos gostos dos nossos jovens, não descurando, é claro, as obras de Leitura Orientada com realce para as sugeridas nas Metas Educacionais.
O Ciclista – Que atividades é que a Biblioteca Escolar tem promovido nesse sentido?
Professora Bibliotecária – O Plano Anual de Atividades das BE existentes no Concelho de Anadia é transversal às 5 BE em parceria privilegiada com a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas dos Colégios/ Escolas Privadas, todas elas trabalhando em rede. Porém, esta rede também se reveste de cariz nacional pela troca de experiências, de materiais e de estratégias via Lista da RBE que a Professora Bibliotecária cuida diariamente. Os nossos sucessivos Planos Anuais de Atividades têm contemplado sempre os 4 Domínios pelos quais as BE são avaliadas quer pelo Conselho Pedagógico do Agrupamento, quer pela Rede Nacional das Bibliotecas Escolares. Pelo expandido, as atividades que levamos a cabo são balizadas pelos 4 Domínios já referidos e pelas Metas de Promoção das Literacias da Leitura, dos Médias e da Informação com as respetivas estratégias de desenvolvimento. Há uma diversificada bibliogafia sobre esta temática, assim como o site da RBE, do PNL, do CNL, o blogue e facebook/ twitter destes organismos oficiais.
O Ciclista – Que atividades é que a Biblioteca Escolar tem em vista promover?
Professora Bibliotecária – A Gestão da Coleção é o 4º Domínio com destaque especialíssimo a desenvolver durante o ano letivo de 2012/2013. O acervo da BE vai ser reforçado e atualizado, mas temos de pensar como norma racional e correta, a rentabilização do fundo documental das BE deste concelho. Vivemos tempos difíceis pelo que é primordial fazer girar os documentos já existentes, evitando gastos com duplicação de títulos. A próxima e principal atividade da BE será o Concurso Nacional de Leitura para 3º CEB e Secundário que se arrastará até final do ano escolar; neste momento, vivemos a 1ª fase do Concurso a nível de Escola. Treze alunos já se inscreveram; para eles endereço os meus parabéns por tal prontidão, desejando-lhes sucesso na próxima fase eliminatória. Está a decorrer o Concurso “Mensagem de Natal” muito participado por discentes, AO e Professores. Logo, logo a BE comemora com pompa os seus 3 anos de vida. Depois, virão a Semana dos Afetos, o Concurso “Ler e Aprender”, a “Semana da Leitura 2013 dedicada ao MAR”…
O Ciclista – Essas atividades são promovidas exclusivamente pela Biblioteca Escolar ou em parceria? Se sim, com quem?
Professora Bibliotecária – As atividades são pensadas e planificadas em reuniões sistemáticas da RBE e da BMA. Têm um tronco comum, mas moldam-se às caraterísticas de cada Escola. No final, há uma avaliação conjunta, mas a Professora Bibliotecária tem por hábito apresentar ao CP um balanço descritivo das realizações que vão sendo levadas a cabo. Em Anadia, não existe um protocolo formal assinado com o município, mas as dinâmicas concretizadas ao longo destes 3 anos têm-se revestido de grande êxito, sob a égide de uma eficaz e assumida parceria.
O Ciclista – Estivemos a observar o placard que se encontra no Polivalente e vimos que foram entregues vários certificados de leitura relativos aos meses de setembro/outubro. Esta iniciativa, que nos parece pioneira, vai ser repetida ao longo de todo o ano?
Professora Bibliotecária – Trabalho para isso, com imaginação e criatividade….as palavras podem ser confirmadas pelos certificados já publicitados no referido placard onde se destacam também informações importantes na Escola, em contexto concelhio e nacional.
O Ciclista – Qual é o objetivo ou objetivos destes certificados?
Professora Bibliotecária – Acima de tudo, promover a Literacia da Leitura…Verificamos também que há turmas onde os discentes amam ler cada vez mais e outras, onde os alunos raramente requisitam livros para ler em casa…A expectativa dos resultados das requisições e da novidade da descrição/ conteúdo dos certificados pode revestir-se de mais-valia para a Promoção da Leitura. A afixação dos resultados mensais traduzidos em certificados por turmas e por alunos no polivalente da Escola motiva positivamente os discentes. Às vezes, são distribuídos prémios
O Ciclista – Gostaria de partilhar com os nossos leitores e enquanto Professora Bibliotecária, alguns dos momentos mais marcantes da nossa escola / BE?
Professora Bibliotecária – Há grandes momentos de curtíssima duração que sucedem na BE entre os utilizadores do espaço e a Professora Bibliotecária/Equipa que marcam quem aqui trabalha com dedicação e afinco. Há trabalho sem visibilidade como por exemplo, o blogue da BE que é alimentado diariamente com um total de 7 500 visualizações ou a partilha de informação igualmente com caráter diário por todos os docentes da Escola via e-mail. Há trabalho com divulgação mais apelativa, tais como o “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”, as “Bodas da nossa BE”, os Concursos Nacionais da Leitura de Semana da Leitura…Para além dos prémios alcançados com mérito pelos nossos discentes, há o empenho da BE da EB nº 2 de Anadia e sua Equipa em divulgar, envolver e motivar a participação dos nossos génios… há também o reconhecimento do nosso esforço como sucedeu com o nosso Cartaz MIBE 2012 de entre os restantes a nível nacional…
O Ciclista – Em nome d´O Ciclista, o nosso agradecimento por nos ter concedido esta entrevista.

Adriana Matos, Francisca Marques, Margarida Lagoa, Sofia Ferreira e Sofia Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário