Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A importância da literacia


O Ciclista – Bom dia Dra. Noémia Lopes. Somos repórteres do Clube de Jornalismo e estamos aqui em nome d´O Ciclista para lhe solicitar que nos conceda uma entrevista.
Professora Bibliotecária – É com imenso gosto que responderei às perguntas de tão simpáticas jornalistas!
O Ciclista – Muito agradecidas. Então começamos por lhe solicitar que nos fale sobre a literacia na Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro, uma vez que, de acordo com o relatório sobre o estado da literacia na União Europeia, Portugal é um dos países que apresenta um dos mais significativos progressos.
Professora Bibliotecária – Fico imensamente feliz com os resultados apresentados, Portugal ser um dos países que apresenta um dos mais significativos progressos a nível de literacia! Só demonstra que o grande desafio, que nós professoras bibliotecárias temos desenvolvido nas bibliotecas escolares, das quais somos responsáveis, está a dar os seus frutos. Passando ao cerne da questão, poderei adiantar que na minha escola os níveis de literacia têm vindo a aumentar, não só na procura de livros, mas também na literacia informática. Os alunos, cada vez, leem mais e cada vez dominam mais e melhor a Internet não só na pesquisa para os seus trabalhos escolares, mas também por fruição e para comunicarem on-line. Embora não sendo permitido na nossa Escola o acesso às Redes Sociais, os professores permitem o acesso ao seu correio electrónico em assuntos relacionados com as suas disciplinas e também em conversa informal ouvem-se os alunos referirem-se ao exponencial Facebook.
O Ciclista – Considera que na Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro têm sido promovidos eficazmente nos alunos hábitos de leitura e de escrita?
Professora Bibliotecária – Sem dúvida que sim. Não só autonomamente, mas também e sobretudo em trabalho colaborativo com o Departamento de Línguas. A difusão de obras e de escritores também serve para motivar e sensibilizar os alunos para a leitura e escrita. Para concretizar estes objetivos a Biblioteca organiza exposições periódicas e assinala as datas mais marcantes ligadas ao meio literário e científico.
O Ciclista – Que atividades é que a Biblioteca Escolar Vilarinho do Bairro têm promovido nesse sentido?
Professora Bibliotecária – A nossa grande aposta é o Concurso “Biblioleitura”, integrado na Semana da Leitura. Os alunos vêm à Biblioteca ler em 4 línguas (português, inglês, francês e espanhol). Este concurso já se realiza a alguns anos, mantendo sempre uma boa dinâmica de participações e de seleção de obras variadas do fundo documental da nossa Biblioteca. Outro concurso que pressupõe a leitura e a compreensão da ação do livro é o Concurso Nacional de Leitura para o 3º Ciclo. A nossa escola nunca falhou nenhuma edição. Dinamiza o concurso com a preciosa colaboração das professoras de Português e acompanha os alunos apurados à fase distrital. No ano transato iniciou outra atividade chamada “Correio de Livros”, dando consecução à política de empréstimo interbibliotecas do Concelho de Anadia. Todos os meses, trago cerca de 30 livros da Biblioteca Municipal, de acordo com alguns pedidos e também tendo em conta as novidades literárias (mais fáceis de encontrar numa biblioteca pública do que numa biblioteca escolar). É o chamado “refrescamento” da coleção. Passo algum do meu tempo em consulta de catálogos literários ou mesmo visitando livrarias, para estar o mais atualizado possível sobre as obras que vão sendo publicadas, sobretudo de literatura infanto-juvenil, que é o nível etário dos nossos alunos. Também já contámos com a participação de um contador de Histórias e de encontros com escritores. Mas há muito mais! Para desenvolvimento dos hábitos de escrita, concursos como o “Ler & Aprender”, atividade da Rede de Bibliotecas de Anadia; concurso “A Mais Bela Carta de Amor” integrado no Dia de S. Valentim; concurso internacional de poesia “Le Bleuet International” (França) em que já tivemos alunas nossas premiadas; “Halloween” não só para valorizar a componente artística mas também as competências escritas da língua inglesa. Pensando melhor e para que não esqueça nada, mesmo é visitar o nosso blogue “O Sabichão”. Ah! E também criei no Facebook um “Grupo de Amigos” chamado “Biblioleitores”, do Concelho de Anadia e simpatizantes, cuja finalidade é a partilha de leituras e afins. A nossa Biblioteca também difunde informação numa “Página” da mesma Rede Social. Estas jovens e tão promissoras amadoras (porque amam) dos media têm que consultar esta preciosa fonte de informação!
O Ciclista – Que atividades é que a Biblioteca Escolar de Vilarinho do Bairro têm em vista promover?
Professora Bibliotecária – Continuar com algumas destas boas práticas que sempre deram visibilidade ao nosso empenho e dedicação e estar sempre recetiva a ideias novas, sobretudo quando elas vêm dos Departamentos ou dos Grupos Disciplinares. No 2º Período vamos repetir algumas atividades que já se nos tornaram clássicas e vamos entrar numa parceria com o Projeto Educação para a Saúde, de quem somos colaboradores já há algum tempo. O nosso envolvimento tem a ver com sono e sonhos...
O Ciclista – Essas atividades são promovidas exclusivamente pela Biblioteca Escolar ou em parceria? Se sim, com quem?
Professora Bibliotecária – Como acabei de afirmar, a nossa próxima atividade é com O “Projeto Educação para a Saúde”, mas sempre nos habituámos a trabalhar com os Departamentos Disciplinares, uns mais do que outros, talvez porque a política de escola ainda não se tenha apercebido da missão que as Bibliotecas Escolares têm para a aquisição plena do Conhecimento. Uma grande parceira nossa no trabalho colaborativo é o Departamento de Línguas. Também estamos intimamente ligadas à Rede Concelhia de Bibliotecas (RBA), ao Plano Nacional de Leitura e à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Posso dizer que se trabalha em diversas “redes” para atingir uma só meta: desenvolver a literacia dos nossos alunos, facultando-lhes o acesso às diversas formas de informação, para que adquiram competências que lhes permitam a integração plena na Sociedade atual.
O Ciclista – Gostaria de partilhar com os nossos leitores e enquanto Professora Bibliotecária, alguns dos momentos mais marcantes da BE?
Professora Bibliotecária – É um pouco difícil escolher alguns momentos mais marcantes, pois que cada um deles vale pela sua importância. Olhem, uma atividade muito interessantes que decorreu em 2011 foi o trabalho artístico acompanhado de texto escrito em 4 línguas que resultou após a leitura do livro “A Árvore Generosa” de Shel Silverstein. O resultado foi um belíssimo friso que “corre” duas paredes da Biblioteca em formato de fita cinematográfica. O Concurso “Biblioleitura” também é único. As dramatizações que decorrem na Biblioteca durante a Semana da Leitura, a produção artística após leituras várias e em parceria com as disciplinas de Português e EVT. Não posso deixar passar o nosso tão querido concurso “Nas Asas do Natal”! A entrega de medalhas e diplomas que decorreu em cerimónia pública, num ano na Feira do Livro, no outro ano na Biblioteca Municipal de Anadia e que teve a presença de um editor de Coimbra, que ofertou livros aos laureados do concurso internacional de Poesia...Tantos e tantos momentos altos que já tivemos e esperamos continuar a ter! É com grande emoção que recordo os alunos e professores que ajudaram a construir e que continuam a alimentar esta grande casa do Conhecimento chamada Biblioteca da Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro.
O Ciclista – Em nome d´O Ciclista, o nosso agradecimento por nos ter concedido esta entrevista.
Professora Bibliotecária – O prazer foi todo meu! Agradeço pois a oportunidade que O Ciclista me concedeu em eu poder dar voz à Biblioteca da minha Escola. Bem hajam.

Adriana Matos, Francisca Marques, Margarida Lagoa, Sofia Ferreira e Sofia Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário