Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Palestra sobre a investigação científica na Antártida


Realiza-se hoje, dia 13 de novembro, uma Palestra sobre a investigação científica na Antártida orientada pelo Professor Doutor José Xavier.
A vinda do prestigiado cientista português ao nosso Agrupamento insere-se no programa da disciplina de Geografia e foi organizado pelo respetivo grupo disciplinar. Esta atividade é uma excelente oportunidade para alunos e professores escutarem as palavras deste experiente investigador e, deste modo puderem:
*      Promover o conhecimento da Antártida;
*      Fomentar o interesse pela investigação científica e o conhecimento dos lugares;
*      Planear e preparar os meios necessários para a concretização da atividade;
*      Envolver os alunos na pesquisa de informação sobre o meio natural;
*      Consolidar conhecimentos sobre as regiões frias.
Esta palestra terá lugar em duas das escolas do Agrupamento. Assim, entre as 11 horas e as 12 horas e 30 minutos, realizar-se-á na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, para as turmas A, B e C do 7º ano. De seguida, entre as 13 horas e 45 minutos e as 15 horas e 15 minutos terá lugar na Escola Básica e Secundária de Anadia para o 10º Ano, turmas F, G, H e J.
O Prof. Dr. José Xavier é doutorado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Faz investigação na Antártica desde 1997, essencialmente nas relações entre os predadores e as suas presas no ecossistema marinho, por efeito das variações climáticas.
É membro do Comité Português para o Ano Polar Internacional, um programa científico e educativo centrado no Ártico e na Antártida.

Graça Matos, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário