Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa


A Língua Gestual



Francisco era um menino magro, alto, com uns olhos muito grandes, de um azul da cor do céu.
Quando era mais pequeno teve um acidente de viação, do qual ficou sem a audição e a fala. Só comunicava através de língua gestual.
Nos últimos dias, o Francisco estava preocupado porque ia começar um novo ano letivo, como ele dizia, na escola grande. Na escola que frequentou até ao quarto ano todos o conheciam e sabiam do seu pequeno problema. A maioria já comunicava com ele pela língua gestual. Mas agora como é que os seus novos colegas o iriam receber?
E tinha razão para andar preocupado, pois os seus novos colegas não o receberam muito bem. Gozavam com ele. E colocaram-no de parte. O Francisco andava muito triste, sozinho pelos cantos da escola. A diretora de turma era uma professora muito atenta e, logo que se apercebeu da situação, decidiu marcar uma reunião com os alunos. Foi uma reunião curta mas muito objectiva. Todos saíram de lá com um espírito de união muito grande. Pretendiam ser mais solidários e amigos mesmo daqueles que são diferentes. Foi assim que o Francisco arranjou muitos amigos novos. Alguns deles aprenderam com ele, a língua gestual.     
Já jogava futebol e participava em todas as atividades da escola. Os colegas, já todos queriam estar perto dele, porque achavam este tipo de comunicação muito curiosa, mas também muito importante. Todos queriam aprender a língua gestual. 



João Pedro Rocha, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário