Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sábado, 17 de novembro de 2012

Dia Mundial e Nacional do Não Fumador


Dia 17 de novembro
O Ciclista não gostaria de deixar passar este Dia do Não Fumador sem deixar uma mensagem a todos os não fumadores e, também a todos quantos diariamente consomem alguns cigarros, por vezes em excesso.
Talvez a história, baseada em factos reais, que a nossa jovem “jornalista” nos conta, possa servir de incentivo para todos aqueles que não têm força de vontade de deixar este vício.

Graça Matos, O Ciclista

Uma questão de querer?!…

Há algum tempo para cá que venho a pensar como é que se sentem as pessoas que fumam! Se respiram bem; se não se sentem cansados dos pulmões… Então resolvi pesquisar e informar-me através de algumas pessoas e eis que encontrei a história perfeita para contar neste dia…

Um senhor, chamemos-lhe António, tinha o vício de fumar pelo menos quatro maços de tabaco por dia, era praticamente um atrás do outro. Ele tinha uma vida complicada e por isso entrava facilmente em stress e, por isso, fumava muito mais.
Passou ainda uns anos a fumar, uns quatro a cinco maços por dia, daí ter os seus pulmões gastos e já não conseguia respirar bem.
António resolveu fazer várias operações para melhorar a sua saúde e deixar de vez o cigarro. A primeira operação não correu como esperava, o seu pulmão já estava muito mal e não havia nada a fazer. Mas tentou ainda deixar de fumar uns dois anos para que a segunda operação corresse melhor. Tentou, tentou, e nada, e o seu pensamento foi-se tornando negativo “ Se eu estou mal como posso melhorar?”.
Com os seus pensamentos assim tão negativos continuou a fumar mas desta vez pior, chegou aos sete a oito maços por dia!
Até que um dia a sua saúde começou ainda a piorar mais e apanhou uma doença que era mesmo muito má, era "equisona pulmonar". Piorou muito, e finalmente teve uma grande falta de ar e faleceu com quarenta e seis anos.
Foi uma triste vida, ele não se podia ter ido a baixo como foi, ele podia ter continuado a lutar para deixar o vício, podia não ter conseguido mas o que interessaria era que tentara, mas não foi o que realmente aconteceu.
Por isso o meu apelo resume-se a uma só frase: “ Deixe de fumar, ou deixe que o vício o mate!

Ana Francisca Marques, O Ciclista 

Sem comentários:

Enviar um comentário