Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Hábitos saudáveis de um diabético


O Ciclista desafiou um dos seus jovens “jornalistas” a fazer uma entrevista a um individuo diabético no âmbito do Dia Mundial da Diabetes

O entrevistado é um individuo do sexo masculino com cerca de 47 anos, com diabetes tipo 1 a quem se fez uma entrevista sobre os seus hábitos saudáveis para assim percebermos quais são os cuidados que um diabético deve ter.
O Ciclista – Há quanto tempo lhe foi diagnosticada a doença diabetes?
Entrevistado – Foi-me diagnosticada esta doença há cerca de cinco anos, quando fiz análises de rotina.
O Ciclista – Ficou alarmado?
Entrevistado – Fiquei um pouco mas esta doença já não é novidade para mim pois o meu pai também é diabético. Tenho pois esse fator de risco além de ser também um pouco obeso.
O Ciclista – A partir daí mudou alguma coisa na sua vida?
Entrevistado – Claro que sim. Comecei a tomar medicação recomendada pelo médico e ir a consultas mais frequentes.
O Ciclista – E em relação aos hábitos alimentares?
Entrevistado – Foi o que me custou mais. Tive que fazer algumas alterações, nomeadamente fazer uma dieta pobre em açúcares e aumentar o número de refeições por dia. Pequeno almoço, meio da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia são as refeições que passei a fazer, estando habituado a fazer só três por dia.

O Ciclista – Costuma controlar os valores da glicémia? Habituou-se bem a fazer a picada no dedo?
Entrevistado – Sim, costumo controlar os meus valores de glicémia com alguma frequência e não me custa nada fazer a picada. O meu tipo de diabetes só necessita de comprimidos, pois há outros tipos de diabetes que precisam de medicamentos injetados e essas pessoas sofrem um pouco mais do que eu.
O Ciclista – Que outros cuidados deve seguir para poder ter uma vida saudável o mais possível?  
Entrevistado – Devo ter em atenção que o exercício físico é fundamental para eliminar os açúcares do meu organismo. Como fazer caminhadas, natação, ginásio, etc. A falta de tempo nem sempre me deixa cumprir com esta orientação do médico, tento estar ativo, fazendo algumas atividades na minha horta, queimando assim algumas calorias.
O Ciclista – Está preparado para lidar com esta doença para o resto da sua vida?
Entrevistado – De certa forma estou, pois os hábitos que adquiri já estão bem assimilados embora por vezes me custe resistir a alguns doces. O que mais me custa é saber que esta doença pode-me trazer problemas circulatórios e neurológicos, se não for bem vigiada. Tenho que ter especial atenção aos meus pés usando calçado confortável e meias sem costuras para não provocar feridas.
O Ciclista – Qual é a mensagem que quer deixar às pessoas portadoras destas doenças?
Entrevistado – Gostaria de dizer a essas pessoas que esta doença não é nenhum drama, sendo necessário saber lidar com ela: adquirir hábitos alimentares adequados e saudáveis, não faltar às consultas e fazer análises de rotina para que os valores da glicémia estejam normais. Também aconselho a que se inscrevam na Associação Portuguesa de Diabéticos, pois fazem várias atividades em conjunto promovendo os hábitos saudáveis e esclarecem dúvidas aos novos diabéticos ajudando a lidar com a doença.
O Ciclista – Em nome d´O Ciclista agradeço a sua disponibilidade.

Manuel Garruço, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário