Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 1 de julho de 2012

Dia Mundial das Bibliotecas


Adriana e Sofia, Alunas do nosso Agrupamento vencem 1º prémio do Concurso Nacional do Plano Nacional de Leitura



Hoje, dia 1 de julho, é o Dia Mundial das Bibliotecas e, num período em que a leitura e a escrita assumem um papel relevante na valorização da sociedade em geral tal como do indivíduo em particular, e não apenas na escola, a equipa d´O Ciclista decidiu comemorar este dia com uma notícia que decerto vai deleitar o espírito de todos os anadienses bem como de todos aqueles que veem a leitura como uma fonte de saber, cultural lazer e mais, muito mais….
As alunas do 8º Ano, Turma C, Adriana de Matos Pedrosa e Sofia de Matos Pedrosa, respetivamente números 1 e 21, decidiram aceitar o desafio lançado pela sua professora de Língua Portuguesa, Dra.Sara Castela, dado a conhecer pela bibliotecária da Escola Básica nº 2 de Anadia, Dra. Ivone Saraiva e escreveram um conto. Conto este que foi ao concurso «Eu Conto!», inserido na semana da leitura da BE da Escola e promovido pelo PNL. O Agrupamento selecionou o “conto” destas duas jovens para seguir para o concurso nacional, uma vez que apenas era possível o envio de um único exemplar de cada ciclo por cada agrupamento.
A notícia inicialmente recebida telefonicamente pela direção do Agrupamento foi confirmada posteriormente por correio eletrónico do qual damos total conhecimento:

 Ex. mos Senhores,
 É com muito gosto que informamos a direção do Agrupamento de Escolas de Anadia, em Anadia, que o júri do Concurso «Eu Conto!», desenvolvido no âmbito da Semana da Leitura 2012, atribuiu o primeiro prémio ao trabalho realizado pelas alunas Adriana Matos e Sofia Matos, que frequentam o 3º Ciclo do Ensino Básico, 8º ano de escolaridade, na Escola Básica de Anadia.
 Pelo envolvimento de todos neste concurso, bem como pela qualidade do trabalho apresentado, felicitamos todo o agrupamento, docentes e discentes, e, em particular,  as alunas autoras do conto  Solidariedade e Cooperação: uma opção de vida… .
 Com os melhores cumprimentos,

A cerimónia de entrega de prémios aos alunos vencedores de cada ciclo de ensino, da educação pré-escolar ao secundário, realizou-se na segunda-feira, dia 11 de junho, pelas 15 horas, no auditório da Sede do Banco Popular, em Lisboa.
E claro que as nossas vencedoras estiveram presentes acompanhadas pela sua querida professora de Língua Portuguesa que as acompanhou com muito orgulho e satisfação, apesar de pairar no ar o nervosismo.
A mesa foi constituída por algumas individualidades, que apresentamos de acordo com o seu posicionamento face ao público: Senhor Comissário do Plano Nacional de Leitura, Dr. Fernando Pinto do Amaral; Senhora Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Dra. Isabel Leite; Senhor Presidente do Comité Executivo do Banco Popular, Dr. Rui Semedo; Senhor Presidente do CCB e escritor, Dr. Vasco Graça Moura.
Os discursos acessíveis ao público presente foram proferidos sempre em excelente português. Foi tónica comum a beleza da nossa língua portuguesa e, como salientou o Sr. Dr. Vasco Graça Moura, escrever é fácil, difícil é fazer o embelezamento das palavras e das expressões e transportar-nos para um mundo mais rico e extraordinário.
A cerimónia contou, ainda, com a presença de vários elementos do PNL bem como dos docentes dos alunos vencedores, que representaram as Escolas / Agrupamentos, e de alguns pais que quiseram marcar presença neste momento tão importante da vida dos seus filhos.
Os prémios atribuídos aos alunos vencedores foram uma oferta do Banco Popular que pretendeu, com estes, fomentar e potenciar os dotes de escrita e ilustração destas crianças e jovens.
Iniciamos a série de apresentações, que se vai prolongar ao longo de vários dias, por uma reportagem fotográfica colhida no local e que teve a devida autorização do PNL, recheada com aspetos alusivos ao concurso e aos vencedores.
Seguir-se-á a apresentação dos três trabalhos que obtiveram cada um deles uma menção honrosa e, finalmente, daremos a conhecer os trabalhos vencedores. Iniciaremos pela Educação Pré-Escolar. Contudo, faremos uma ligeira inversão de ciclos, uma vez que vamos deixar para o fim a apresentação do trabalho vencedor do 3º CEB, por razões óbvias! No entanto, e para que o suspense seja ainda maior, antes da sua publicação, ainda teremos uma outra surpresa para os dois dias imediatamente antes. Mas temos de aguardar, pois uma das nossas jovens repórteres ainda anda no terreno!
Os nossos parabéns às alunas Adriana e Sofia, pois para além de serem do nosso Agrupamento são também “jornalistas” do nosso clube.

A Equipa d´O Ciclista

2 comentários:

  1. Bora lá conhecer o conto.
    Estamos ansiosamente à espera dele.
    Boa Adriana e Sofia.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Adriana, parabéns Sofia! Sabe bem "ouvir" estas notícias! Continuem!

    ResponderEliminar