Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Concurso “Eu Conto”



Entrevista com as duas alunas vencedoras do 1º Prémio
do 3º Ciclo do Ensino Básico
do Concurso “Eu Conto”
promovido pelo Plano Nacional de Leitura
e pelo Banco Popular

Adriana de Matos Pedrosa e Sofia de Matos Pedrosa


Boa tarde! Estou aqui em nome do Clube de Jornalismo d’ “O Ciclista” e gostaria de dialogar um pouco convosco sobre o concurso promovido pelo PNL, “Eu Conto!”, no âmbito da Semana da Leitura 2012 do qual foram vencedoras no que concerne ao 3ºciclo.
Patrícia, O Ciclista – Antes de falarmos sobre o concurso em si, eu gostaria de vos fazer algumas perguntas para nós, leitores, percebermos melhor quem são. Pode ser?! E sendo assim, gostaria que me dissessem qual o ano de escolaridade que frequentam e de que escola são.
As alunasSomos alunas do 8º ano e frequentamos a Escola Básica nº 2 de Anadia.
Patrícia, O Ciclista Gostam de ler?
As alunasSim! Achamos que ler ajuda-nos bastante no nosso dia a dia e enriquece o nosso vocabulário. Para além de ser uma excelente forma de passar o tempo.
Patrícia, O Ciclista Que tipo de livros leem?
As alunas Livros de aventura.
Patrícia, O Ciclista Atualmente andam a ler algum livro? Se sim, qual?
As alunasSim, andamos a ler os livros da coleção “Ulysses Moore”.
Patrícia, O Ciclista Gostam de escrever?
As alunasBastante, pois é uma forma de descontrair e, muitas das vezes, de desabafar.
Patrícia, O Ciclista Já alguma vez participaram em concursos ou é a primeira vez? Se sim, em qual ou quais?
As alunasSim, já não é a primeira vez. Já participámos em outros concursos a nível da Biblioteca Escolar.
Patrícia, O Ciclista Fizeram-no individualmente ou juntas?
As alunasJá concorremos a outros concursos tanto individualmente como em conjunto as duas e também com outros colegas.
Patrícia, O Ciclista E é a primeira vez que vencem um concurso?
As alunasNão. Já participámos e ganhámos concursos a nível da Biblioteca Escolar na Semana da Leitura, nomeadamente, concursos de leitura e de jogos didáticos relacionados com a leitura. A nível nacional, esta foi de facto a nossa primeira vez.
Patrícia, O Ciclista Em relação a este concurso, o que sentiram quando souberam que o tinham vencido?
As alunas – Como é normal, ficámos felizes e orgulhosas do nosso trabalho. É também uma forma de maior motivação em termos da escrita, nomeadamente para a criação de futuros textos, da leitura e participação noutros concursos idênticos.
Patrícia, O Ciclista O que vos levou a escrever este conto?
As alunasO nosso gosto pela escrita e, por outro lado, a insistência por parte da nossa professora.
Patrícia, O Ciclista Qual o papel que a professora de Língua Portuguesa teve no facto de vocês terem concorrido?
As alunasA nossa participação foi, como já dissemos, motivada pela Dra. Sara que nos disse para participar, embora individualmente, com a redação de um conto sobre Solidariedade e Cooperação. Quando lemos as regras do concurso, decidimos então redigi-lo em conjunto e começámos a pensar nele.
Patrícia, O Ciclista Dentro da temática solidariedade e cooperação, estabelecida pelo concurso do PNL, que aspetos é que desenvolveram no vosso conto?
As alunasEssencialmente o nosso conto descreve, conforme o título que lhe demos: “Solidariedade e Cooperação: Uma opção de vida, uma realidade que nunca deve ser esquecida!”, a solidariedade e a cooperação entre as pessoas. Embora especificamente seja abordada uma realidade atual, o desemprego, aliando-a a um facto do nosso dia a dia – a escola, ou melhor, o estudo. Pretendemos, enfim, mostrar que a solidariedade e a cooperação não têm idade.
Patrícia, O Ciclista Podiam dar-nos a conhecer algo mais sobre a história do vosso conto?
As alunas – (respondendo entre sorrisos) A resposta anterior já desvenda um pouco da história. Sendo assim, achamos que devem aguardar por lê-lo na totalidade, pois é bem melhor.
Patrícia, O Ciclista A capa era também um dos elementos de avaliação. Como é que a construíram?
As alunasComo dizes, a capa também era para avaliação. Razão pela qual toda ela foi feita pensando na nossa história e imaginámo-la logo construída com materiais caseiros.
Patrícia, O Ciclista Materiais caseiros?!
As alunasSim. Primeiro, começámos por fazer à mão o desenho da capa alusivo ao texto que redigíramos, já com as dimensões certas para a capa. De seguida, forrámos com uma tela uma folha A4. Depois, fizemos o relvado com um pano de limpar o pó. A casa foi construída com vários materiais, desde aquelas forras autocolantes usadas nos pés das cadeiras, brancas para as paredes e preta para a porta, passando por forras antiaderentes para fazer o telhado, a pedaços de suportes de mesa para travessas, bem como para as colunas da casa. As portadas das janelas não são mais que bocaditos de uma capa de mica verde e as janelas estão forradas com cortinas feitas de rendas velhas. O sol foi retirado de um clip e as flores do jardim são artificiais. O banco de jardim foi feito a partir de um baú miniatura em madeira e forrado com um pano do pó. O senhor foi feito a partir de uma boneca e na sua face, pintámos a barba e colámos na cabeça cabelo cortado de bonecas. Seguidamente, fizemos as calças e a camisa com restos de tecidos e botões de camisas, o chapéu é feito em cartolina preta. A Maria é uma outra bonequinha nossa. A afiadeira, o lápis e o clip são a sério. O resto é feito no computador e recortado e colado, como acontece com os livros, que representam manuais. Depois pintámos e redigimos à mão e, num papel de acetato, o título do trabalho e colámo-lo no topo da capa. Nem imaginas, a nossa mãe ia morrendo de susto, quando viu o estado em que lhe deixámos o escritório! Até ouvimos um belo dum raspanete!
Patrícia, O Ciclista Gostaram de fazer este trabalho?
As alunasClaro que sim. É sempre um prazer escrever um texto. Às vezes é difícil começar, mas as ideias acabam sempre por surgir, quando a história começa a ganhar vida.
Patrícia, O Ciclista Alguma vez pensaram ganhar este concurso a nível nacional?
As alunasNão, foi uma grande surpresa.
Patrícia, O Ciclista Como viveram a cerimónia de entrega dos prémios?
As alunasFoi simples, mas muito bonita.
Patrícia, O Ciclista O que apreciaram mais nessa cerimónia?
As alunasEstávamos muito nervosas, pois era suposto cada um dos vencedores fazer uma apresentação do seu trabalho, mas afinal nenhum de nós o fez. Gostámos de ouvir os presentes a falar. Foi muito bom ouvir anunciar um a um os vencedores e os respetivos trabalhos. Começaram pela educação pré-escolar e terminaram no secundário. Tivemos de ir ao palco receber o nosso prémio e, enquanto isso, projetaram os nossos nomes e a capa do nosso trabalho com a primeira frase do conto. Evidentemente, nós também gostámos dos prémios que nos foram atribuídos.
Patrícia, O Ciclista Gostaram de participar neste concurso? Voltariam a participar?
As alunasSim gostámos muito e obviamente que voltaríamos a participar.
Patrícia, O Ciclista O que aconselhariam aos outros alunos?
As alunasAconselhamos todos a lerem e a escreverem muito.
Patrícia, O Ciclista Gostariam de deixar uma mensagem final?
As alunas – Sim. Queremos agradecer, em primeiro lugar, ao Plano Nacional de Leitura e ao Banco Popular a oportunidade que nos foi dada. Em segundo, gostaríamos de agradecer ao Agrupamento de Escolas de Anadia por ter selecionado o nosso conto. Em seguida, à Dra. Sara Castela, a nossa professora de Língua Portuguesa, que nos incentivou a redigir este conto. Finalmente, queremos agradecer a duas pessoas muito especiais, sem as quais este momento não seria possível: os nossos pais. Eles tornaram possível este momento, pois desde tenra idade compraram-nos livros, leram-nos diariamente histórias e incentivaram-nos depois a lê-las.
Patrícia, O Ciclista Muito obrigada pela vossa disponibilidade. Agradeço-vos em nome d´O Ciclista.
As alunas  Nós também agradecemos e a todos, queremos desejar-vos boas férias e boas leituras.


Ana Patrícia Fernandes, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário