Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Entrevista


Entrevista a uma professora de Português que leciona o ensino secundário, sobre hábitos de leitura dos seus alunos

Entrevistadora- Boa tarde. Como se chama?
A.C.- Boa tarde. Chamo-me Ana Cristina.
E.- Tenho o conhecimento de que leciona a disciplina de Português. E a questão que lhe quero colocar é a seguinte: há quantos anos leciona e onde?
A. C. – Sim. De facto, leciono a disciplina de Português numa escola secundária, há 27 anos.
E.- O que a levou a ser professora de Português?
A. C.- Penso e continuo a pensar que, depois da família, o professor tem uma grande importância no desenvolvimento de um indivíduo. Assim aconteceu comigo. Tive a sorte de ter bons professores de Português que me souberam despertar para o estudo da língua materna e para o seu estudo global, principalmente para a literatura portuguesa.
E.- Então, isso quer dizer que cedo despertou para a leitura?
A. C.- Não. Os livros estiveram sempre presentes durante toda a minha vida. Os meus pais sempre tiveram uma biblioteca em casa e a leitura era uma constante no dia a dia. A minha mãe não me deixava ler aquilo que eu queria, mas comprava-me sempre livros que, no seu entender, seriam próprios para a minha idade. Resultado: li muito pouco durante a minha adolescência e só adquiri o hábito da leitura mais tarde, já mesmo depois de sair da faculdade, quando, finalmente, pude ter acesso à escolha de livros que eu realmente pudesse ler sem a imposição dos outros.
E.- Sendo assim, como consegue motivar os seus alunos para a leitura obrigatória de livros dos programas de ensino?
A. C.- É fácil. Primeiro falo-lhes da importância da leitura. Depois, pergunto-lhes se costumam ler e que género de livros. Em seguida, apresento-lhes um livro e curiosidades do seu autor; faço uma visita à biblioteca da escola e apelo à requisição de um livro para ler. Isto porque hoje em dia, no meu ponto de vista, é difícil um aluno ter acesso à leitura de um livro.
E.- Porque é que acha que é difícil o acesso aos livros?
A. C.- Primeiro porque são caros. Segundo, porque o aluno prefere usar o computador do que sentar-se a ler e, por fim, há casos em que eles não têm um único livro em casa ou se os têm, apenas servem para decorar estantes.
E.- Muito obrigada pela sua participação e pelo seu testemunho. Acho que é extremamente importante ouvir a opinião de uma professora em relação à leitura, que deveria fazer parte da vida de todos os nossos jovens.
A. C.- Eu é que agradeço.
E.- Boa tarde.
A. C.-Uma boa tarde, também.

Ana Francisca, nº 3, 7º F

1 comentário: