Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia de Todos os Santos


O Dia de Todos os Santos, celebrado a 1 de Novembro, foi criado em honra todos os santos e mártires. A tradição de celebrar o Dia de Todos os Santos tem origem na composição do calendário litúrgico.

Esta tradição inicia-se com a celebração de orações, missas e vigílias nas datas de aniversário e junto aos locais de morte dos cristãos martirizados. Mais tarde, nesses lugares e em honra desses mártires, foram edificadas igrejas e basílicas.
Perdem-se no tempo os ritos dos "bolos dos Santos" e as "castanhas e água-pé". Neste dia, logo pela manhã, juntavam-se grupos de crianças que, de porta em porta, pediam os "santinhos", os "bolinhos" ou os "santórios".
O nosso Agrupamento, à semelhança do que tem feito em anos anteriores, revive os Santórios promovendo uma atividade, da responsabilidade do GIC* (Grupo de intervenção Comunitária). Esta atividade prevê, para além de recriar a tradição dos Santórios, já um tanto esquecida e que outrora teve grande expressão na Bairrada, o convívio entre todos os elementos da comunidade escolar, a angariação de fundos para apoiar, ao longo do ano, alunos carenciados e, deste modo, permitir a perceção do sentido da solidariedade que a própria tradição encerra.
A colaboração de todos é, assim, fundamental. Caso possa e queira participar envie pelo seu educando, no dia 2 de Novembro, produtos da época (nozes, castanhas, dióspiros, figos, marmelos, etc.) que tenha em casa, para partilhar. Não necessitam de comprar nada, enviem apenas do que tem!
Estes produtos são expostos, durante a manhã, no polivalente e quem quiser pode adquiri-los a preços simbólicos revertendo o lucro para o GIC. Todos estão convidados a participar!
Os alunos devem levar os produtos para a sala de aula onde alguém passará a recolhê-los.
Se quiser visitar-nos nesse dia será um prazer tê-lo connosco.

*    GIC – grupo constituído por professores e com a colaboração preciosa de pessoas das várias áreas da comunidade educativa, que procura estar atento e ajudar a minorar alguns problemas económicos dos nossos alunos bem como a despertar para o saber ser solidário, saber ser interventivo, saber estar atento ao mundo que nos rodeia, entre outros objetivos. Além da distribuição de roupa, calçado e outros bens, participa e promove campanhas de solidariedade. Precisa e agradece a participação de todos quantos queiram colaborar.

Obrigado a todos pela colaboração!

Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário