Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dia do Mar


Porque é que a cor da água do mar nos parece azul, verde ou até mesmo cinzenta?
Quem ainda se lembra do desafio lançado no Dia Nacional do Mar?
Prometemos dar resposta e cumprimos!
água do mar parece-nos azul, verde ou até mesmo cinzenta, mas esse facto não tem a ver com o reflexo do céu.
Podem ser diversos os factores que implicam nesta tonalidade da água.
Por exemplo, o facto da luz azul não ser absorvida, enquanto a amarela e a vermelha o são.
A cor azul é a tonalidade que as partículas de areia e os micro-organismos mais comuns na sua superfície refletem quando são atingidos pela luz solar (que é composta de comprimentos de onda vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, as cores do arco íris).
Mas, caso haja outras partículas, a cor refletida será diferente. Assim, também tem a ver com a cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. Os pigmentos amarelos presentes na matéria orgânica de algas e vegetais provocam uma mistura do azul com amarelo, refletindo então a cor verde.
A partir de uma certa profundidade, as cores começam a desaparecer. A primeira é a vermelha, por volta dos seis metros. Depois, cerca dos quinze, a amarela, até chegar a um ponto em que só se verá o azul, depois vem a escuridão (mas isso é em águas muito, mas mesmo muito profundas).
Mas há exceções:
O Mar Negro, localizado entre a Rússia e a Turquia, deve o seu nome à presença de bactérias que produzem ácidos escuros.
Mar Vermelho, localizado entre a África e a Arábia, deve o seu nome à presença de poeiras ricas em ferro, o que explica o tom avermelhado da sua água.

A Equipa d´ O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário