Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 18 de junho de 2018

XII Caminhada pelo Coração

O que nos move? O que faz com que uma Comunidade Escolar repita “presente” há 12 anos? O que motiva alunos, professores, encarregados de educação, assistentes operacionais, representantes da autarquia, Direção do agrupamento, a calcorrear os 10 quilómetros (ida e volta) da Escola Básica de Vilarinho do Bairro à Lagoa de Torres? A resposta é simples e ressalta com a clareza da emoção: O afeto, a amizade, o prazer de uma caminhada que tem como objetivo a sensibilização para uma vida saudável, pois que maio é o mês do coração!
E aí fomos nós! Mais um ano na repetição de um hábito de tal forma enraizado, que apenas perguntamos – “Em que dia?”. Marcada no calendário do 3.º período, promovida pelo PES (Projeto Educação para a Saúde) restou apenas aguardar pelo sinal da partida para que uma mole de 320 caminhantes (entre eles 30 encarregados de educação), pusesse pés ao caminho, devidamente organizada por turmas, camisolas ofertadas pela autarquia, bonés pela Junta de Freguesia, garrafas de água nas mãos para evitar a desidratação, GNR e ambulância a prestar o auxílio necessário e a perspetiva de um almoço convivial no fim do caminhar.
E vai crescendo o número de participantes! Inédito, a Escola do 1.º ciclo de Poutena (perto da lagoa), vir a pé até Vilarinho do Bairro para se integrar no nosso grupo e regressar, cumprindo a distância estipulada.
Barrigas reconfortadas, brincadeira, alegria, exibição de talentos musicais, ar puro, paisagem bairradina de vinhas, hortas e pinhais, temperatura amena, nada faltou para que esta atividade tivesse o êxito esperado e facilmente alcançado.
Caminhando, caminhando, cumpriu-se mais esta etapa do nosso ano letivo. E que venham muitas mais “caminhadas”, pois que caminhar faz mesmo muito bem à saúde!
Noémia Lopes, Professora Bibliotecária

Sem comentários:

Enviar um comentário