Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Dicas e Esclarecimentos sobre uma Alimentação Saudável na Infância


 No dia 17 de maio, o Centro Escolar de Arcos promoveu uma sessão de esclarecimento destinada a todos os alunos, pais e professores, sobre alimentação saudável na infância.
Esta sessão realizou-se na cantina escolar e foi dinamizada pela nutricionista Joana Papel.
Numa linguagem simples e muito acessível tanto para pais como para as crianças que estavam presentes, foi dando algumas dicas importantes sobre o pequeno-almoço dos mais pequenos bem como sobre o que deve conter um lanche saudável.
Houve também tempo para falar da importância do programa Fruta Escolar para o desenvolvimento de hábitos de consumo de fruta. Muitas vezes, as crianças são avessas ao consumo de fruta por diversas razões.  No entanto, esta é muito importante, não só pela quantidade de vitaminas que possui, mas também para regular a flora intestinal. Apesar de conter açúcar, este é um açúcar natural, o qual faz parte de uma dieta saudável nas crianças. Quanto ao leite escolar, se possível deve-se beber leite sem chocolate. Mas o leite escolar achocolatado foi também mencionado como sendo mais adequado do que a maioria dos que existem no mercado, uma vez que possui uma menor dose de açúcar e de cacau.
A mensagem passou muito por salientar que devemos ter cuidado com a alimentação infantil pois é nestas idades que se desenvolvem tanto os bons como os maus hábitos alimentares. Por outro lado, o bom senso é que deve guiar sempre a orientação alimentar que desenvolvemos com as crianças e nunca certos extremismos alimentares ou certas restrições as quais, por vezes, nem para os adultos são saudáveis.
Anunciação Calado, Prof.ª

Sem comentários:

Enviar um comentário