Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 15 de junho de 2018

O Programa Eco Escolas - Centro Escolar de Arcos

          A nossa escola é uma Eco Escola.
Uma Eco Escola é uma escola amiga do ambiente, é uma escola preocupada com o presente e com o futuro do nosso planeta.
Começámos por nos inscrever no programa promovido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Este programa é desenvolvido em muitas escolas no nosso país e em muitos países do mundo inteiro.
As escolas que participam no Eco Escolas têm que seguir algumas regras: formar um Conselho Eco Escolas, fazer um plano de ação, desenvolver este plano, criar um Eco Código, entre outras coisas. No Conselho Eco Escolas é decidido tudo o que vamos fazer ao longo do ano. É constituído por alunos, professores, assistentes operacionais, pais, representantes da Câmara, da Direção da Escola e do Agrupamento, entre outros. No plano de ação definidos as atividades que vamos fazer de acordo com os temas em que nos inscrevemos. Este ano, estamos a trabalhar os temas: Resíduos, Água, Energia, Alimentação Saudável e Sustentável e Espaços Exteriores e Floresta
Trabalhamos estes temas nas diversas disciplinas do nosso currículo e desenvolvemos ações que envolvem toda a escola e a comunidade escolar. Já separamos o lixo em todas as salas e no recreio, mas ainda há meninos que põe o lixo para o chão e isso não é bom. Temos feito muitos trabalhos de expressões reutilizando muitos materiais como: pacotes de leite, rolos de papel, jornais, revistas, pneus e muitos outros. Em Dezembro, fizemos uma exposição de bolas de Natal, usando quase só materiais reutilizados para fazer os nossos trabalhos.
Quanto ao tema da água, temos realizado diversas experiências, cartazes com regras de poupança de água, aproveitamos a água da chuva para regar as plantas da horta e tentamos ensinar os nossos pais a pouparem água nas nossas casas. A energia tem sido um tema de tratar pois a nossa escola gasta muita energia. Desligamos a luz quando saímos das salas, tentamos desligar sempre os computadores quando não estão a ser usados, não ligar as luzes quando há claridade suficiente, entre outras coisas.
No tema da Alimentação Saudável e Sustentável, já tivemos uma mostra de sopas confecionadas pelos pais, cartazes sobre o tema, participámos no concurso das Ementas Saudáveis, aumentámos o consumo da fruta escolar e estamos a tentar trazer lanches mais saudáveis. Já veio aqui uma nutricionista falar sobre a alimentação saudável das crianças. No tema dos Espaços Exteriores, estamos a fazer atividades para a nossa escola ficar mais verde e o espaço mais agradável para brincar. Já temos uma horta e muitas flores no nosso jardim. Os produtos da nossa horta são usados para confecionarmos algumas receitas e também para vender aos pais. Com esse dinheiro vamos comprando novas plantas e utensílios para trabalhar na horta.
 No tema Floresta, temos feito muitos trabalhos que têm estado expostos no hall da nossa escola. Fizemos uma caminhada pela floresta em que todos nós íamos vestidos com uma camisola verde, que simbolizava o nosso planeta mais verde e saudável. Também participámos na Rota da Floresta que é uma atividade promovida pela Câmara Municipal de Anadia.
Para além de todas estas atividades, ainda recolhemos pilhas, rolhas, tampas, papel e escovas dos dentes. Alguns destes materiais são entregues em campanhas humanitárias.
Este programa é muito importante, porque nos ensina a reutilizar e a separar os resíduos que fazemos, a poupar os recursos do nosso mundo, como a água, e a pensar que todos nós devemos trabalhar em conjunto para proteger e preservar este planeta que é a nossa casa.
2.º C, CEA, Prof. Anunciação Calado

Sem comentários:

Enviar um comentário