Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 14 de junho de 2018

EB1 de Moita, há sete anos a ser uma Eco-Escola


O Programa Eco-escolas é um projeto educativo internacional promovido pela organização não governamental europeia “Fundação para a Educação Ambiental” e apoiado pela Comissão Europeia. 
A EB1 de Moita aderiu a este projeto no ano letivo 2010/2011 e já ganhou sete bandeiras verdes (o galardão atribuído a todas as escolas participantes que demonstrem ter cumprido os Sete Passos do projeto).
Todos os anos, são desenvolvidas atividades conducentes ao desenvolvimento de uma consciência ambiental forte, através de um plano de ação participado por todos e que engloba os vários temas do programa.
Um aspeto muito importante é a manutenção dos espaços exteriores sempre limpos para que a escola fique mais bonita. Aos intervalos, a brigada dos espaços exteriores verifica se há lixo no chão e, se houver, apanha-o e coloca-o nos caixotes. Também apanha as folhas do chão e leva-as para o compostor que temos na horta, onde também é colocada alguma fruta que já esteja estragada, bem como as cascas e os píncaros.
Na horta, produzem-se vários vegetais: ervilhas, alfaces, couves, favas, beterrabas.
É usado o composto produzido para fertilizar o solo, praticando uma agricultura biológica, sem recurso a adubos químicos.
Outro aspeto importante é a separação dos resíduos. Na escola, há vários eco-pontos para ser possível fazer uma correta separação.
A Escola é um ponto de recolha pilhas, rolhas de cortiça, tampas de plástico, cartão, medicamentos, lâmpadas, como forma de colaboração com várias instituições que as entregam para reciclagem, obtendo receitas que são empregues em ações de solidariedade.
Há também uma preocupação com a aquisição de hábitos saudáveis de alimentação. A Mostra de Sopas, o jogo dos SuperSaudáveis da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Concurso Alimentação Amiga foram atividades que cumpriram esse objetivo.
Nesta notícia não cabe tudo o que tem vindo a ser feito, muito fica por dizer…
Ser uma Eco-Escola é contribuir para a preservação do ambiente e para a construção de um futuro melhor.
Os alunos do 1.º e 4.º anos, EB1 de Moita


Sem comentários:

Enviar um comentário