Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Batalha de La Lys


A turma de Humanidades, 10.º G, consciente da promoção da História na construção de uma identidade individual e coletiva, na medida em que assegura um sentimento de continuidade no tempo e no espaço, quis assinalar o centenário da Batalha de La Lys, da 1.ª Guerra Mundial.
Com esta iniciativa, a turma pretendeu partilhar com a escola esta memória histórica, homenageando todos os portugueses envolvidos na dramática batalha de La Lys, ocorrida no dia 9 de Abril de 1918, em território francês.
Os alunos do 10.º G recordaram os sete mil combatentes portugueses mortos, feridos e prisioneiros de guerra que sofreram o embate da ofensiva da Tripla Aliança nesse dia fatídico. Estes cidadãos anónimos que arriscaram a vida na 1.ª Guerra Mundial, foram memorados na nossa Escola, através de 9 árvores simbolicamente plantadas pelas nossas mãos.
Escolhemos árvores nesta partilha de memória histórica, como expressão de vida e renovação, cônscios da nossa participação nesta missão cívica revestida de homenagem simbólica, atual e simultaneamente impulsionadora de vida para o nosso ambiente escolar.
Quisemos celebrar a Vida e a Paz, 100 anos após o fim da 1.ª Guerra Mundial.
Oferecemos e plantámos 9 árvores, abrindo a “Ala da História e da Memória”, no terreno defronte da fachada da Escola.
Cada árvore plantada é detentora de uma cinta inscrita com uma reflexão valorativa da Vida.
Teresa Paula Rodrigues, Prof.ª História

Sem comentários:

Enviar um comentário