Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

domingo, 14 de dezembro de 2014

Os medos na adolescência

Os jovens, na fase da adolescência, defrontam-se no dia a dia com vários medos, entre os quais, do escuro e da morte.
Na verdade, enquanto somos jovens, pensamos muitas vezes no pior, até na morte. Porém, existem sempre aquelas pessoas, na escola, ou fora dela, que são mais fortes do que nós, adolescentes e, quando passam junto a nós, na rua, despertam de imediato no nosso íntimo o receio de que nos possam fazer mal, porque achamos que nos podem atacar, ou tentar bater, uma vez que se forem mais fortes quer física quer psicologicamente, como é óbvio, não teremos força nem sequer vontade de nos defender e, sim, isto acontece muito hoje em dia. E estou assim a referir-me ao bullying que infelizmente é tão falado e vivenciado por vários jovens.
No que diz respeito ao escuro, talvez seja das piores situações para um adolescente. Vejamos! Quando o lugar em que nos encontramos tem luz, sentimo-nos mais confortáveis, acolhidos. Já quando nos encontramos na rua à noite, ou num lugar escuro, por vezes, pensamos que alguém nos persegue, nos está a espiar ou que algo de mal nos vai acontecer, e lá bem no fundo acabamos também por pensar na morte, que é um dos principais medos na adolescência. Talvez não nos devamos sentir assim, mas é o que nos destina a vida.
 Em suma, no meu entender, o escuro é o pior medo que um adolescente pode sentir, porque nos traz alguma falta de confiança, desconforto e até alguma insegurança, mas é um sentimento com o qual temos que aprender a lidar, visto que o escuro nunca vai deixar de existir.
Bruno Fernandes, nº 4, 9º A - Vilarinho 

Sem comentários:

Enviar um comentário