Era uma vez um velho livro de histórias de encantar que vivia na estante de uma menina, juntamente com mais 53 livros, livros esses que iam de enciclopédias a dicionários, passando por outros de histórias e de banda desenhada.
Todos os livros daquela prateleira eram usados com alguma regularidade, excepto o velho livro de histórias de encantar, de capa vermelha e bem grosso, que pertencera já à avó da menina!
Todos os livros daquela prateleira eram usados com alguma regularidade, excepto o velho livro de histórias de encantar, de capa vermelha e bem grosso, que pertencera já à avó da menina!
Naquele livro, podíamos encontrar histórias de princesas, príncipes, sapos, lobos, génios de lâmpada, etc. No entanto, a menina tinha essas mesmas histórias noutros livros que eram novos e tinham muitas imagens, ao contrário do velho livro que, em 127 páginas, tinha apenas 3 imagens e, ainda por cima, eram a preto e branco…
- Horrível! – dizia a menina – Aquele livro é horrível, só está ali a ocupar espaço… nunca o hei-de ler!
E assim vivia ele, triste e empoeirado, na esperança de que algum dia o tirassem daquela prateleira, onde passara a maior parte da sua vida! … Entretanto, sempre que via alguém aproximar-se da estante para tirar um livro, o seu coração batia incontrolavelmente na expectativa de ser ele o escolhido. Mas nunca era…
Até que, um dia, a mãe da menina a mandou limpar o pó dos livros um por um, para os ordenar de acordo com o género a que pertenciam. Ao tirar o velho livro da prateleira, a menina deixou-o cair e ele abriu-se precisamente na sua história favorita “ A Princesa e o Sapo”. Ao apanhá-lo, inevitavelmente começou a ler a história e, qual não foi o seu espanto, quando se apercebeu de que aquele livro tinha as histórias que ela conhecia, mas contadas de uma maneira diferente!
Assim, ela leu-o em muito pouco tempo e passou a gostar tanto dele e das suas versões das histórias que, a partir daí, quando lhe perguntavam qual era o seu livro preferido, ela respondia:
- O velho livro vermelho da avó! ...
Ana, 9ºB
Sem comentários:
Enviar um comentário