Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

quinta-feira, 27 de maio de 2010

História de um livro

Era uma vez um velho livro de histórias de encantar que vivia na estante de uma menina, juntamente com mais 53 livros, livros esses que iam de enciclopédias a dicionários, passando por outros de histórias e de banda desenhada.
Todos os livros daquela prateleira eram usados com alguma regularidade, excepto o velho livro de histórias de encantar, de capa vermelha e bem grosso, que pertencera já à avó da menina!
Naquele livro, podíamos encontrar histórias de princesas, príncipes, sapos, lobos, génios de lâmpada, etc. No entanto, a menina tinha essas mesmas histórias noutros livros que eram novos e tinham muitas imagens, ao contrário do velho livro que, em 127 páginas, tinha apenas 3 imagens e, ainda por cima, eram a preto e branco…
- Horrível! – dizia a menina – Aquele livro é horrível, só está ali a ocupar espaço… nunca o hei-de ler!
E assim vivia ele, triste e empoeirado, na esperança de que algum dia o tirassem daquela prateleira, onde passara a maior parte da sua vida! … Entretanto, sempre que via alguém aproximar-se da estante para tirar um livro, o seu coração batia incontrolavelmente na expectativa de ser ele o escolhido. Mas nunca era…
Até que, um dia, a mãe da menina a mandou limpar o pó dos livros um por um, para os ordenar de acordo com o género a que pertenciam. Ao tirar o velho livro da prateleira, a menina deixou-o cair e ele abriu-se precisamente na sua história favorita “ A Princesa e o Sapo”. Ao apanhá-lo, inevitavelmente começou a ler a história e, qual não foi o seu espanto, quando se apercebeu de que aquele livro tinha as histórias que ela conhecia, mas contadas de uma maneira diferente!
Assim, ela leu-o em muito pouco tempo e passou a gostar tanto dele e das suas versões das histórias que, a partir daí, quando lhe perguntavam qual era o seu livro preferido, ela respondia:
- O velho livro vermelho da avó! ...

Ana, 9ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário