Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Escola Amiga da Criança


1.a edição – 2017­‑2018
 A CONFAP lançou uma iniciativa que visa distinguir Escolas Amigas da Criança, convidando as escolas a participarem com ideias extraordinárias que concebem e concretizam, para melhorarem as suas condições de funcionamento e para construírem uma escola melhor e mais amiga da criança. 
Sendo a sustentabilidade do planeta uma prioridade, surgiu o projeto “Hidroponia – sustentabilidade e inclusão”, coordenado pelas docentes Anabela Nunes e Licínia Simões, que pretende sensibilizar alunos para “gestos sustentáveis”.
O projeto envolve:
­          Desenvolvimento de Hidroponia (agricultura sustentável);
­          Inclusão alunos com NEE: venda produtos resultantes da Hidroponia (morangos, alfaces);
­          Transformação de óleo alimentar usado em sabonete líquido (utilizado na escola) parceria com EcoXperience (projeto nascido Universidade – missão: agregar avanços científicos em prol da preservação ambiente).
As vantagens ambientais da Hidroponia são: uso de menor quantidade de água, uso de uma área mais pequena, utilização mínima de agentes químicos. Assim, temos:
­          Maior rendimento por área (por dispensar o uso de terra, Hidroponia pode ser verticalizada).
­          Maior produtividade da planta. Por receberem e terem disponíveis os nutrientes que necessitam em tempo integral, as raízes não gastam muita energia à procura no solo e a planta pode concentrar-se na folhagem e frutificação – logo toda a plantação cresce saudável; 
­          Maior qualidade de produto. Por poder ser cultivado em locais fechados, os vegetais estão menos suscetíveis a pragas/doenças, e como a própria planta é mais saudável, é mais resistente e diminui a utilização de fertilizantes;
­          Mais eficiência e economia no uso de água e fertilizantes;
Relativamente à transformação de óleo alimentar usado em sabonete líquido, é uma atividade que promove reutilização e eliminação de resíduos, tão prejudiciais para ambiente (um litro de óleo é suficiente para contaminar um milhão de litros de água). O óleo é um dos principais resíduos que produzimos diariamente e dos mais perigosos no nosso Planeta.
Este foi um dos projetos do Agrupamento a candidatar-se ao concurso “Escola Amiga da Criança”. Os resultados, conhecidos no dia 25 de maio, não nos foram favoráveis, mas conseguimos a distinção com o Selo Escola Amiga da Criança.
Anabela Nunes, Prof. Físico e Química

Sem comentários:

Enviar um comentário