Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 27 de julho de 2018

As perguntas aos animais


Olá, eu sou uma girafa. Sou herbívora, como verduras. Vivo em manadas, o meu pescoço mede mais de 1 metro de altura. Sou amarela com manchas pretas. Cada fêmea tem 1 cria com 36 meses de gestação. As nossas crias quando nascem começam logo a andar.
Um dia, perguntei a um pinguim as suas características e ele respondeu-me:
- Vivemos em colónias e comemos peixe. Existe o pinguim saltador-da-rocha e o pinguim-de-magalhães. Eu sou um pinguim-imperador. Emitimos vocalizações.
Fiquei admirada com a resposta. Fui então perguntar o mesmo a um tigre e ele respondeu-me:
- Somos carnívoros, agressivos, caçamos em grupo e fazemos um som chamado rugir. Existe o tigre-de-bengala que é a minha espécie. Protegemos as nossas crias e matamos as que não são nossas. Somos brancos, pretos e cor de laranja. Vivemos em grupo com macho, fêmeas e crias. Temos técnicas de caça e garras afiadas. As nossas crias pesam 10kg, as fêmeas 20 a 30kg e nós machos pesamos 30 a 40 kg. Temos olfato e audição apurados. Não hibernamos, as fêmeas têm 2 a 4 crias com 10 meses de gestação.
Cada vez mais admirada, voltei a perguntar a um outro animal. Foi a 2 ursos. Eles disseram:     
- Eu sou um urso pardo.
- Eu sou um urso polar. Consigo detetar e caçar uma presa debaixo da neve. Mas o meu habitat pode ser destruído por causa das alterações climáticas.
- E tu pardo onde vives? – perguntei eu.
- Vivo nas terras baixas e como carne – respondeu o pardo – tenho garras de 10 cm de comprimento e bom olfato.
- É só? – perguntei eu.
- Sim – responderam eles
- Então adeus!
Vim embora ainda mais curiosa sobre os animais. No caminho para casa encontrei uma abelha. Perguntei-lhe:
- De que espécie és?
- Sou uma abelha europeia – respondeu ela – e a minha maior inimiga é a abelha cuco porque é cleptoparasitica.
- O que é cleptoparasitica?
- Quer dizer que ela imobiliza as outras abelhas e põe os ovos nos outros ninhos.
- E tu?
- Eu? Eu conheço as abelhas pelo cheiro e defendo o ninho com feromonas. É um sinal químico e quando sou atacada liberto-o e as da minha espécie ficam agitadas e atacam.
- Obrigada - disse eu.
Encontrei uma árvore e, como sou uma girafa, comi algumas folhas e apareceu um macaco. Ele disse:
- Ouvi dizer que andas a saber mais coisas sobre os animais. É verdade?
- É sim – respondi.
- Então, eu digo-te. Eu sou um siamango. Mas há mais espécies: o orangotango-de-bornéu, o macaco-capuchinho, o mandril, o gorila-ocidental-das-terras-baixas, o macaco-narigudo, o chimpanzé e o macaco-uivador-preto.
Vim embora e logo depois passei pelo oceano e encontrei uma baleia e perguntei:
- De que espécie és?
- Sou uma baleia franca. Mas também existe a baleia-azul, o cachalote e o tubarão-baleia que não é um mamífero é ovovíparo. Pode chegar a ter 20 metros de comprimento.
Minutos depois apareceu um Tubarão e disse:
- Eu sou um tubarão-martelo, mas o verdadeiro nome é o grande-tubarão-martelo mas há mais espécies que são: o tubarão-branco, o tubarão-cornudo, o tubarão-leopardo, o tubarão-de-pontas-negras-de-recife, o tubarão-corre-costa, o tubarão-zebra, o tubarão-de-portjackson, o tubarão-gato-tímido, o tubarão-gato-listrado e o tubarão-touro.
Vim embora e pelo caminho passei pelo lago e encontrei uma rã.
- Olá rã. Como estás?
- Bem – respondeu-me ela – o que te trouxe aqui?
- Bem, estou à procura das espécies de animais. Será que me podes dizer as tuas espécies? – Perguntei-lhe.
- Claro – disse a rã – Por exemplo a rã-tartaruga que é muito estranha, a rã-verde-das-árvores, a rã-de-olhos-vermelhos, a rã-cornuda-malaia e a rã-de-cor-boreal.
- Obrigada – agradeci-lhe eu – vou embora.
- Espera.
- Porquê?
- Chegou o meu amigo sapo.
- Está bem.
Passado pouco tempo ele chegou.
- Olá girafa, disseram-me que queres saber as minhas espécies.
- Sim é verdade.
- Ok. Então existe o sapo-coqui, o sapo-morango venenoso e o sapo-corrobore-do-sol.
- Até amanhã!
Vim embora feliz. No entanto pelo caminho encontrei um crocodilo e perguntei:
- De que espécie és?
- Sou um crocodilo-americano.
- Obrigado.
Coloquei-me de novo a caminho e encontrei um morcego, um caranguejo e uma tartaruga. Dos morcegos descobri algumas espécies, como o morcego-da-fruta-de-nariz-de-tubo-comum e o morcego-de-cauda-livre. Mas o caranguejo e a tartaruga estavam com pressa. Mas porquê? Eles a única coisa que disseram foi as espécies. Que são: o caranguejo-gigante-do-pacífico, o caranguejo-ferradura, a tartaruga-de-couro e a tartaruga-aligator-comum.
Nem a minha família via. E fui com os outros animais a um sítio estranho. E encontrei. Lá havia anémonas, estrelas, cavalos-marinhos, focas e uges. Perguntei as espécies a todos os animais e disseram-me o seguinte:
- Eu sou uma anémona-verde-gigante. Mas há mais espécies como a falsa-anémona-do-mar e a anémona-da-areia.
- Eu sou uma estrela-do-mar-de-espinhos. E também existe a estrela-vermelha-do-mar e a estrela-do-mar-girassol.
- Eu sou um cavalo-marinho-pigmeu e só tenho 2 cm de comprimento. Os meus primos são o cavalo-marinho-de-focinho-comprido e o cavalo-marinho-de-barriga.
- Olá eu sou uma foca-de-weddell. E também podia ser uma foca-leopardo ou uma foca-monge.
- Como só falto eu, apresento-me. Eu sou uma uge-redonda e a minha prima é uma uge-de-manchas-azuis.
Quando cheguei a casa escrevi este texto. E li à minha família. Mas antes de a ler à família pensei:
- Como é que eles reagirão?
Juliana Pereira, 5.º B, Escola Básica de Vilarinho do Bairro

Sem comentários:

Enviar um comentário