Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Palestra: “Os Malefícios do ruído”





No dia 21 de abril decorreu na Escola Básica nº 2 de Vilarinho do Bairro uma palestra sobre os malefícios do ruído, realizada pelo Professor Dr. José Luís Afonso (professor no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra e Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra).
A palestra decorreu na sala de música e teve como público-alvo os alunos das turmas: A, B e C do 8º ano; e A do 7º ano de escolaridade. Participaram ainda as professoras Isabel Boiça e Helena Arede. Esta iniciativa teve como principais objetivos: incentivar os alunos para o estudo da disciplina de Ciências Físico-Químicas; consolidar aprendizagens inerentes a matérias lecionadas na disciplina mencionada; incrementar o espírito de pesquisa; possibilitar aos alunos a construção do seu próprio saber; estimular a responsabilidade e o espírito crítico; apresentar as temáticas numa perspetiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e possibilitar estratégias de ensino diversificadas.
A palestra abordou a temática do som, mais especificamente os malefícios do ruído nos vários domínios, dos quais se destacou o das urgências hospitalares. Para nos explicar melhor essa problemática, o Dr. José Luís teve como base a recolha de informação do quotidiano ao nível da intensidade sonora de um centro de urgência que tratava de bebés que nasciam com problemas.
Na parte final, demostrou-nos os níveis sonoros que recolheu numa escola e que passou a apresentar e foi assim objeto de discussão. Conseguiu dessa forma elucidar muito bem os alunos, não só por tratar uma situação que se adequa à nossa realidade escolar como pela elevada intensidade e, claro, pelas consequências inerentes à exposição a níveis tão elevados. A maioria dos discentes mostrou interesse e participou positivamente no decorrer da atividade.
Em jeito de conclusão, acho que esta palestra foi bem aceite por todos os alunos e fez com que estes ficassem a perceber algo mais sobre as perturbações do som. Os objetivos propostos, a meu ver, foram concretizados, realçando-se assim a sensibilização para os problemas que podem surgir por se estar exposto a ruídos com intensidades sonoras muito elevadas. E, certamente, em relação ao som, mais especificamente ao ruído, passei a ver a situação com outros olhos e a ouvir com outros ouvidos e espero que não sejam de modo algum temporários.
Rúben Saldanha, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário