Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Gil Vicente



Gil Vicente foi um grande crítico da sociedade no seu tempo. E, se vivesse nos nossos dias, veria que muitas das situações que ele criticou continuam muito atuais.
No século XVI, as classes dominantes eram o clero, a nobreza, a burguesia e o povo como classe não privilegiada. Já nessa altura existiam problemas sociais, entre os quais a corrupção bem como problemas de ordem moral. Porém, apesar deste distanciamento temporal, Gil Vicente continua muito atual, se pensarmos na peça de teatro, por ele escrita, o " Auto da Barca do Inferno".
Do meu ponto de vista, o que este escritor de peças de teatro criticou na sua época, de uma forma humorística e criativa, para fazer chegar ao povo o que se passava na sociedade, foi algo de muito corajoso. Não podemos, pois, esquecer que antigamente não existia liberdade de expressão como existe hoje e o teatro servia para fazer passar mensagens.
Estou convicta de que, se Gil Vicente estivesse na minha época, não deixaria de ser um grande crítico da sociedade atual, pois, por incrível que pareça, os problemas continuam a ser os mesmos.
Em suma, Gil Vicente foi livre ao expressar as suas opiniões através do  teatro e, hoje, ele faria o mesmo de uma forma ainda mais livre e de igual modo construtiva, o que nem sempre sucede nos nossos dias.
Gil Vicente - Filipa Roque, nº 10, 9º E
Nota:
Imagem da Internet. 

2 comentários:

  1. Oi,
    Vou lendo o vosso blog e evidente que estou gostando do que publicam, mas gostaria de estar lendo outro trabalho bem diferente, mais real com a verdade da escola.
    Se tratando de um jornal não deveria ser mais noticia da escola? Me está parecendo muito frouxinho nesse capítulo, os meninos não estão mais trabalhando prós média?
    A equipe não deveria estar trabalhando e mostrando como a escola desenvolve seu trabalho e os alunos vão aperfeiçoando seu estudo e seu nível social?
    é minha sujestão, não é implicação nem birrinha, e também podiam cambiar o nome que é bem fatela, né!?
    Jurassy

    ResponderEliminar
  2. Cara leitora.
    Em primeiro gostaria de começar por lhe dizer que o nome do nosso Jornal, “O Ciclista”, é um nome com história, uma história de 38 anos, o que faz dele o Jornal Escolar mais antigo do país. Gostaria mesmo de referir que o ano passado, conforme noticiamos neste blogue e na edição em papel, fomos premiados pela qualidade e longevidade.
    Quanto às notícias da Escola, ou melhor das Escolas que compõem o Agrupamento, esse é sem dúvida o nosso sonho. Contudo, para haver essa informação seria necessário haver uma maior difusão de comunicação da mesma, o que infelizmente nem sempre é possível. O trabalho de todos os elementos que fazem parte do Clube de Jornalismo é baseado na carolice e no prazer que dá não deixar morrer um Jornal, que começou por ser de uma única escola e hoje abrange uma outra dimensão. Porém, a nossa intenção não fica apenas pela notícia, mas também na divulgação do que os alunos produzem, daí a publicação dos seus trabalhos de texto. Os próprios alunos do clube também escrevem sobre temas que lhe são propostos.
    As sugestões são sempre bem-vindas, desde que construtivas.
    A coordenadora do CJ.
    Graça Matos

    ResponderEliminar