Endereço de correio eletrónico

ociclista@aeanadia.pt

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Lançamento do Livro 39 Poemas & Contos Contra o Racismo

A cidade de Lisboa recebeu-nos cinzenta. A chuva contrastava com a nossa disposição. Porém, aguardava-nos um final de tarde alegre e as nossas expetativas não saíram goradas.
Uns saborosos pastéis de bacalhau e umas natas deliciosas, regadas com um sumo de laranja, anteciparam a cerimónia no auditório do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante.
Sem dúvida, marcantes foram os momentos em que socializámos com o antigo craque de futebol, o antigo futebolista benfiquista e antes de mais por Portugal, como quis realçar o próprio Abel Xavier e com o ilustrador do livro, Fidel Évora. Contudo, lamentamos o imediato início da atuação do coro do ACIDI e a impossibilidade de continuarmos o diálogo com Fidel.
Após a singular atuação do coro, a Dra. Rosário Farmhouse, Alta Comissária para as Migrações, deu as boas vindas a todos e pediu aos outros membros do júri que se lhe juntassem.
Enquanto membro do júri, Rosário Farmhouse referiu que as crianças deveriam ter uma cultura contra o racismo desde casa e depois, a partir da sua entrada na escola, mesmo já no Infantário, deveriam ter uma educação tendo por base o mesmo objetivo. Referiu também o papel dos média e, aproveitando a sua presença, realçou o facto de serem de extrema importância.
Os 513 trabalhos que leu foram extraordinários, alguns alarmantes e pareciam tão reais que lhe apeteceu denunciar as situações. Gustavo Behr e Iolanda Veiga, por sua vez, também salientaram a beleza da escrita dos trabalhos e a dificuldade em selecionar os trabalhos vencedores, dada a sua qualidade.
De seguida foram chamadas as vencedoras, apenas de duas das categorias, uma vez que a da categoria I dos 10 aos 13 anos não pôde estar presente.
Ana Teresa, vencedora da II categoria, referiu ter sabido do concurso pela professora de português. A professora propô-lo à turma como um trabalho de avaliação, o qual foi feito na aula. Foram enviados vários trabalhos. Para além do dela, estiveram nos finalistas mais três trabalhos da turma.
Ana Paula, vencedora dos participantes maiores de 18 anos, considera que foi um desafio. Nunca pensou em vencer e foi com muito orgulho que ouviu aquela grande atriz Natasha Marjanovic a dramatizar o seu conto. Logo nas primeiras palavras identificou-o de imediato.
Fidel Évora leu todos os poemas e contos de modo a permitir-lhe ilustrá-los mais facilmente. Como o próprio referiu, tentou idealizar o que cada autor imaginava para as suas personagens e transpô-lo para as ilustrações.
A Inspetora-geral da Administração Interna, Dra. Margarida Blasco, falou-nos da sua vivência pessoal e da necessidade de haver tolerância e aceitação face à diferença.
Finalmente, Abel Xavier, já anteriormente apresentado e Embaixador do Futebol Contra o Racismo, salientou a sua chegada a Portugal em 1975, proveniente das antigas colónias e a sua ida para os bairros degradados de Lisboa, lembrando assim a sua vida de pobreza e de discriminação, bem como a sua difícil ascensão e toda a luta travada, que ainda hoje continua e que, por ter filhos, vê com outros olhos. Por outro lado, pretende mostrar a todos que vale a pena lutar por aquilo em que se acredita e que se deseja alcançar. Não se pode olhar apenas para uma pessoa pelo seu sucesso. Ele, Abel Xavier, é uma pessoa igual a todas as outras. Não é por ter alcançado o sucesso que alcançou que se esquece do seu passado ou que ele se apaga.
Na verdade, vivemos assim um dia extraordinário, inesquecível, neste dia 6 de junho, uma vez que foi o lançamento do nosso primeiro livro. Livro repartido por muitos outros, mas sem dúvida um livro em que deixamos a nossa marca.
Trouxemos alguns exemplares para recordação e … para quem quiser apreciar o que todos escrevemos, vamos oferecer um exemplar à nossa Biblioteca e outro à Biblioteca Municipal. Portanto, não hesitem em requisitá-los para os lerem!
Voem connosco. Boas leituras!
Adriana Matos e Sofia Pedrosa, O Ciclista

Sem comentários:

Enviar um comentário